. O chamado “contratualismo” é uma teoria filosófica de acordo com a qual: * 1 ponto A sociedade civil é estabelecida através da religião e da aceitação dos dogmas religiosos. A sociedade civil é formada através da realização de um acordo escrito, com normas muito evidentes sobre os padrões aceitos de moralidade humana. A sociedade civil é estabelecida através de um “contrato social”, uma espécie de documento invisível que aceitamos seguir para a boa convivência em sociedade. A sociedade civil é formada a partir da globalização. 2. Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau são filósofos contratualistas que apresentam uma concepção muito diferente sobre o estado de natureza. Assinale a alternativa que apresenta essas diferenças: * 1 ponto Para Hobbes o homem é bom por natureza, enquanto para Rousseau o estado de natureza é um estado de guerra de todos contra todos. Para Rousseau o homem é bom por natureza, enquanto para Hobbes o estado de natureza é um estado de guerra de todos contra todos. Para Hobbes, a propriedade é um mal que nos colocou numa situação de conflito, enquanto para Rousseau a propriedade privada é benéfica aos homens. Para Rousseau, o homem é bom por natureza, enquanto para Hobbes o estado de natureza é de eterna paz.
Respostas
Resposta:
1-C)A sociedade civil é estabelecida através de um “contrato social”, uma espécie de documento invisível que aceitamos seguir para a boa convivência em sociedade.
O contratualismo é a teoria filosófica que defende que antes do estabelecimento da sociedade civil, vivíamos numa situação pré-social. Neste sentido, tendo em vista diferentes questões e problemas oriundos desta situação, nos comprometemos com um contrato invisível que possa dar conta da boa organização da vida coletiva.
2-B)Para Rousseau o homem é bom por natureza, enquanto para Hobbes o estado de natureza é um estado de guerra de todos contra todos.
É de Rousseau a famosa frase “O ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe” e de Hobbes a ideia de que “O homem é o lobo do homem”. Enquanto Rousseau é mais otimista em relação à natureza humana, Hobbes acredita que em seu estado de natureza o homem é vil, egoísta e cruel.
Explicação:
Google Classroom
Letra B: Rousseau acreditava que o homem nascia bom mas era corrompido pela sociedade. Ele também pregava que a liberdade já era da própria natureza do homem, ou seja, ele já nascia com o objetivo de ser livre. Além disso, temos também a "Vontade Geral", a educação centrada nas crianças, que precisavam desenvolverem-se, além da ideia de soberania do povo e da necessidade do amor-próprio.
Já para Hobbes o estado de natureza é um estado de guerra de todos contra todos, o que justificaria a criação e a existência do estado, como agente regulador entre as relações humanas, a fim de gerar harmonia por meio do controle e penalização sobre os impulsos animais dos seres humanos.