Respostas
Resposta:
Petróleo e Gás Natural.
Explicação:
Os combustíveis fósseis, como o Petróleo, Gás Natural, Xisto Betuminoso, Carvão Mineral, são recursos extraídos da natureza e utilizados para a produção de energia, através da sua queima (combustão). São utilizados como matriz energética nas indústrias, nos carros, nos ônibus.
Existem dois tipos de fontes de energia: as fontes renováveis e as fontes não-renováveis.
As fontes renováveis são aquelas sempre disponíveis na natureza, como: o vento (energia eólica), o sol (energia solar/energia fotovoltaica), a água (energia hidrelétrica).
As fontes não renováveis são aquelas em que não existe uma disponibilidade que se renove na natureza. São fontes que podem se esgotar em que se utilizam as reservas existentes. Não é sempre que teremos esses recursos disponíveis, como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. Isso acontece porque para que haja a formação do petróleo e do gás natural é preciso que haja um processo em que os restos animais e vegetais (fósseis) passem por uma decomposição e uma sedimentação de milhares de anos.
O Petróleo ainda hoje é a fonte de energia mais utilizada e suas reservas cada dia mais se aproximam de se esgotarem. Por isso existem muitos conflitos em países e regiões próximas a grandes reservas de petróleo: porque o petróleo é esgotável.
A gasolina, principal combustível dos carros, é um derivado do petróleo e a sua queima tem como consequência a emissão de gases poluentes. Isso afeta diretamente o fenômeno climático das ilhas de calor.
A ilha de calor é um microclima que foi intensificado em áreas específicas das cidades. Quando temos a queima dos combustível para o funcionamento dos carros e ônibus, há uma emissão de poluentes para a atmosfera. Esses poluentes (sobretudo o dióxido de carbono - CO2), juntamente com o asfalto das cidades (que dificulta a filtração natural do solo e possui um material que retém calor) e também com a diminuição da vegetação devido ao aumento do modo de vida urbano faz com que partes da cidade tenham temperaturas mais altas em relação a outras, que caracterizam as ilhas de calor.