A América Anglo-Saxônica abrange os Estados Unidos e Canadá, países onde predomina o Inglês, língua de origem Anglo-Saxônica.
Já na América Latina, predominam o Português e o Espanhol
Mas também são faladas outras línguas que não são de origem......?
Respostas
Resposta:
Do latim.
Explicação:
Existem duas formas de regionalizar, ou seja, dividir o território do continente americano.
A primeira regionalização é a geográfica. Nesta, o critério para dividir esse continente é a partir das massas continentais. Com essa divisão, temos: América do Norte (Canadá, Estados Unidos, México), América Central (Cuba, Guatemala, Porto Rico,...) e América do Sul (Brasil, Uruguai, Venezuela,...). Se olharmos o mapa deste continente, é possível perceber que na América do Norte há uma grande massa continental. Na América Central, formada por muitas ilhas no oceano Atlântico, há uma pequena massa continental. Na América do Sul, temos uma outra grande massa continental.
A segunda regionalização é histórico-cultural. Nesta, o critério para dividir este continente é a partir da sua história, das suas línguas, da sua ocupação, da sua cultura. Com essa divisão, temos: América Anglo-Saxônica (Canadá e Estados Unidos) e América Latina (Brasil, Guatemala, Haiti, Cuba, México, entre outros).
A América Anglo Saxônica, ou seja, Estados Unidos e Canadá são países que possuem sua história, cultura, línguas e processo de ocupação muito mais parecidos do que em relação às outras partes do continente. Os EUA foram colonizados pela Inglaterra, enquanto que o Canadá foi colonizado por Inglaterra e França, por isso neste país há essas duas línguas oficiais (inglês e francês). A colonização da América Anglo Saxônica foi predominantemente de povoamento, ou seja, as pessoas saíam da Europa para estabelecerem moradias e construírem sua vida nesses países recém descobertos pela Europa.
Já a América Latina, com países como México, Brasil, Cuba, Suriname, Guiana Francesa, entre outros, possuem sua história, cultura, línguas e processo de ocupação muito mais parecidos do que em relação aos países da América Anglo Saxônica.
A maioria destes países foi predominantemente colonizado pela Espanha, mas também houve colonização Portuguesa (Brasil), Holandesa (Suriname) e Francesa (Guiana Francesa).
Mas essa colonização das metrópoles europeias teve como característica ser uma colonização de exploração. Ou seja, mercadorias, metais preciosos e outros recursos desses territórios eram retirados e levados para enriquecer essas metrópoles, prejudicando o desenvolvimento desses territórios e dizimando as populações tradicionais destes lugares.
Muitas outras línguas consideradas "não oficiais" fazem parte do cotidiano das populações tradicionais, sobretudo povos indígenas, que habitam e resistem na América Latina há milhares de anos: o quechua, guarani, tupi, entre muitas outras.