as informações a respeito de um organismo podem ser encontradas no DNA.A porção de DNA que possui as informações necessárias para a produção de uma proteina é denominada de:
A)genoma
B)cromossomo
C)cromátide
D)gene
Respostas
Bom dia
É chamado de gene, mas no próprio gene existem regiões que não vão conter nenhuma informação para produzir uma proteína, e vão existir regiões que vão conter a informação para produzir uma proteína.
- Como assim ?
Para facilitar, imagine o gene como um livro de receitas, em um livro de receitas, existem partes muito importantes, por exemplo, vai conter informações de quais ingredientes que vamos utilizar, a quantidade que vamos misturar, a temperatura que iremos aquecer ou esfriar, o tempo, entre outras informações determinantes para a produção do alimento, e esse alimento é a proteína. Mas vamos dizer que nesse mesmo livro de receitas, existam por exemplo dicas de como decorar o prato, ou algo desse jeito, isso é importante para a produção da comida ? não, pois bem, a maioria do nosso gene é formado por essas partes que não vão codificar nada.
- E como são chamadas essas regiões ?
As que possuem informações para produzir a proteína são chamadas de éxons, e aquelas regiões que não possuem a informação são chamadas de íntrons.
- Mas pense bem :
A célula vai querer ''dicas'' de como decorar os pratos ? ou vai querer a proteína final sem essas dicas ? é claro que ela vai querer apenas a parte importante, então existe um processo muito importante feita pelas células.
- Que seria ?
O evento chamado de splicing, é de conhecimento que no processo chamado de transcrição, uma fita de RNA mensageiro vai servir de molde para a produção de uma proteína, mas quando ele vai sendo formado, existe tanto os éxons quanto os íntrons, sendo chamado de pré - RNA mensageiro, ou RNAm imaturo, essas regiões precisam sair do gene, então por um processo chamado de splicing, enzimas com uma extrema precisão vão retirar os íntrons e deixar apenas os éxons que vão codificar uma proteína, quando são retiradas, o RNA mensageiro sai do núcleo (onde ocorre a transcrição) e parte direto pro citoplasma, para ser lido pelos ribossomos, para acontecer a tradução, e a proteína ser formada, que vai adquirir diversas funções no nosso organismo.
Bons estudos e espero ter ajudado