Na res publica (coisa pública) romana, o Estado
deixava de pertencer ao rei para ser adminis-
trado pelos cidadãos, para atender aos seus
interesses. Em grupo, discutam: até que ponto
a república brasileira atual é mesmo uma “coi-
sa pública", atendendo às necessidades e aos
interesses de todos os cidadãos? Registrem as
conclusões no caderno.
urgente ⚠⚠⚠
Respostas
Resposta:
O país deixou de ser uma Monarquia, liderada por Dom Pedro II, e se transformou numa república democrática indireta, com militares mandando, na chamada República da Espada, onde os presidentes foram Deodoro Fonseca e Floriano Peixoto.
Explicação:
A república nos moldes romanos influenciou profundamente a ideia que existe até hoje desse sistema.
República: mudanças desde sua origem
Na antiga sociedade romana, apesar de república ser sinônimo de governo dos cidadãos, a ideia de cidadão era bem diferente da que temos hoje.
Naquela época, os cidadãos eram uma pequena fração da sociedade. Isso significa que essa "coisa pública" não era tão pública assim, pois apenas os patrícios tinham direitos políticos.
Com o passar do tempo, os plebeus, como cavaleiros e comerciantes, que tinham alcançado maior poder econômico, também conseguiram participação na política. Mas as mulheres, os servos e escravos ainda não tinham esse direito.
Hoje em dia temos sistemas que se influenciaram nessas raízes, como é o caso do Brasil, em que o sistema vigente é a Republica Democrática,
Diferente daquela época, uma parcela muito maior da sociedade pode desempenhar atividades políticas, como votar, se candidatar a cargos públicos, manifestar, apoiar ou se opôr, criticar, e tudo o que a liberdade política e o bom senso oferecem.
Atividades como essas foram conquistadas ao longo dos séculos e, na verdade, não faz muito tempo que homens e mulheres de todas as esferas sociais possuem direitos políticos quase idênticos.
Mais sobre República em: https://brainly.com.br/tarefa/32989001
#SPJ2