Entre 1856 e 1863, Gregor Mendel realizou experimentos utilizando plantas de ervilhas, onde analisou a manifestação de algumas características. Estas realizações foram reconhecidas como base da genética moderna, ficando conhecidas como Leis de Mendel.Entre as características observadas em seu experimento, Mendel analisou a cor das ervilhas. Considerando que a cor verde é determinada por um gene recessivo (v) e a amarela por um gene dominante (V), determine a proporção fenotípica para o cruzamento vv X Vv e assinale a alternativa correta. *
50% verdes para 50% amarelas.
75% verdes para 25% amarelas.
3:1.
1:2:1.
100 amarelas.
Respostas
A proporção fenotípica é de: 50% Verdes e 50% Amarelas
Primeiramente, é importante entender os conceitos de gene, alelo, genótipo e fenótipo.
Gene é uma informação que determina uma característica. Por exemplo, cor do olho, cabelo ou pele.
Alelo é a variação de uma característica, ou seja, variação de um gene. Por exemplo, a cor do olho pode ser castanho, verde ou azul; A cor do cabelo pode ser castanho ou louro.
Os alelos podem ser recessivos ou dominantes
Alelo recessivo é aquele que apenas é expresso em homozigose, ou seja, é preciso haver duas cópias dele para poder se expressar. (vv)
Alelo dominante é aquele que pode se expressar tanto em heterozigose, ou seja, é preciso apenas que haja uma cópia dele para poder se expressar, ou em homozigose. (Vv, VV)
Genótipo é toda a informação de um organismo. Sua constituição genética.
Fenótipo é o que o gene expressa, ou seja, toda característica morfológica e fisiológica de um organismo.
Sabendo disso, realizando o quadro de punnett, temos: (em anexo)
v - alelo recessivo que determina a cor verde
V - alelo dominante que determina a cor amarela
o que nos dá o resultado de: Vv, Vv, vv, vv. Ou melhor, 50% heterozigotas que neste, caso determina a cor amarela e 50% homozigota recessiva que neste caso, determina a cor verde.