A expansão marítima liderada por Portugal e Espanha nos séculos XV e XVI, teve como objetivo, a obtenção do controle das rotas de comércio para as fontes de especiarias. As mercadorias que tinham um elevado valor e proporcionavam lucros imensos eram: *
A) Tecidos, ouro, marfim e temperos .
B) Pau-brasil e cana-de-açúcar.
C) Diamante e especiarias.
D) Café e açúcar .
E) Pau-brasil e ouro.
URGENTEEEEEEEEEE POR FAVORRRRRR ]ESTOU NA RPOVA PRESCISO ISSO PARA HOJE
Respostas
Resposta:
Resposta Questão 1
Letra A
A conquista de Ceuta, cidade do norte da África, em 1415, foi o marco inaugural da expansão marítima europeia, haja vista que, a partir daí, o processo de expansão evoluiu grandemente, culminando na criação de feitorias ao longo da costa oeste africana, na chegada à Índia e na descoberta do Brasil.
Resposta Questão 2
Letra D
O tráfico negreiro transatlântico resultou de uma aliança comercial entre os reinos europeus (principalmente o português) com os reinos africanos, que já traficavam negros entre si há séculos. Esse tráfico foi estimulado pela expansão marítima e pela descoberta do Brasil e de outras regiões da América
Resposta Questão 3
Letra B
A expansão marítima do império português, apesar das grandes conquistas de território e da lucratividade oriunda do plantio de açúcar, da mineração e do tráfico negreiro, não constituiu algo que privasse Portugal de problemas econômicos de outra ordem. Apesar de ter se expandido, Portugal passou a depender da integração econômica intercontinental e a ter de se articular com nações poderosas, como a Inglaterra. Essas articulações nem sempre traziam soluções plausíveis para os problemas do império.
Resposta Questão 4
Letra C
As feitorias eram estruturas administrativas fortificadas que tinham o objetivo de demarcar as regiões ocupadas por Portugal ao longo de suas incursões marítimas. Cada feitoria era confiada à ação de um feitor, que devia obediência à coroa portuguesa.
Explicação:
espero ter ajudado é nos <3