Respostas
Resposta: Olá, tudo bem???!
Explicação:O QUE É DEMOCRACIA DIRETA?
É uma forma de organização social, na qual todo e qualquer cidadão pode participar ativamente da tomada de decisões. Pense numa reunião em que todas as pessoas têm direito a se manifestar e votar: isso é uma maneira direta de exercer a democracia.
COMO E QUANDO SURGIU A DEMOCRACIA DIRETA?
As democracias mais antigas da história começaram assim, instigando a participação popular, a discussão e o debate entre as pessoas, para que então fossem tomadas decisões coletivamente. A primeira democracia da qual se tem relatos é a de Atenas, na Grécia Antiga, em que os cidadãos se reuniam em praça pública para discutir política e tomar decisões acerca de problemas da cidade.
Essa é a mais antiga forma de exercício direito da cidadania. Porém, é importante ressaltar que, nessa época, eram considerados cidadãos apenas homens que fossem filhos e netos de atenienses, ou seja, mulheres, escravos e mestiços não tinham direito de exercer sua cidadania, pois sequer eram considerados cidadãos. Ser cidadão, portanto, era um privilégio.
COMO FUNCIONA A DEMOCRACIA DIRETA?
Na democracia direta, a população não delega o seu poder de decisão. Nesse sistema de governo, a própria população decide diretamente sobre o que é de interesse público e administrava a cidade – ou melhor, o povoado, a vila. Cabia aos cidadãos fazer a autogestão da cidade. Isso significava tomar todas as decisões que diziam respeito à cidade, assim como a realização de obras, a criação de leis e o julgamento de pessoas.
Quando as populações são menores, como na época da Grécia Antiga, a probabilidade de a democracia direta participativa funcionar é maior, e as deliberações são realizadas por meio de assembleias. Na democracia direta tal qual acontecia em Atenas, essas reuniões de pessoas ocorriam de maneira horizontal, logo, todos os cidadãos tinham igual poder de fala. Poderia ser escolhida uma pessoa para coordenar a assembleia, mas somente se: 1) a assembleia votasse nessa opção e decidisse que alguém iria coordenar as discussões e decisões e 2) esse “poder” poderia ser revogado a qualquer momento, também quando decidido por quem está na assembleia. Mas, nas cidades contemporâneas, qual foi o modelo encontrado?
Considerando os contingentes populacionais da maioria das cidades no mundo, é quase impossível determinar que o sistema político seja feito de maneira direta tal qual era feito na Grécia Antiga, com ampla participação popular. Por isso, em boa parte do mundo, foi adotado um outro tipo de democracia: a representativa, que será explorada no próximo conteúdo desta trilha sobre a democracia.
espero ter ajudado!!<3
bons estudos!!