• Matéria: História
  • Autor: Xlvitoria
  • Perguntado 5 anos atrás

Sobre a Guerra dos Farrapos:
a- Onde:
b- Quando (ano):
c-Líder:
d-Causas:
e-Consequências:

Respostas

respondido por: uzumakill
1

A revolta realizada pelos farrapos iniciou-se em 20 de setembro de 1835 e espalhou-se por parte considerável do território do Rio Grande do Sul. Entretanto, o anúncio da separação da província só aconteceu em setembro de 1836, dando origem à República Rio-Grandense, também conhecida como República de Piratini.

A Guerra dos Farrapos teve como líder o estancieiro Bento Gonçalves, que, inclusive, foi o presidente da República Rio-Grandense por algum tempo. Outros nomes importantes foram o do italiano Giuseppe Garibaldi e o do militar brasileiro David Canabarro. Ambos foram responsáveis por levar a guerra contra o império para a província de Santa Catarina, fundando lá a República Juliana, em julho de 1839.

A Guerra dos Farrapos aconteceu, principalmente, por causa da insatisfação dos estancieiros gaúchos com a política fiscal do governo brasileiro. 

Espero ter ajudado! :)

respondido por: kevenespedito3
1

Resposta:

letra a sul do Brasil ano 20 de setembro de 1835 letra c vários lideris Bento Gonçalves Antônio de Souza Neto David Canabarro Giuseppe dom Pedro 2 Barão de caixas Manuel Marques, letra d contra o governo imperial do Brasil,[2][3] na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul,[4] e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense.[5] Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.

A revolução, que com o passar do tempo adquiriu um caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras: irradiando influência para a Revolução Liberal que viria a ocorrer em São Paulo em 1842 e para a revolta denominada Sabinada na Bahia em 1837, ambas de ideologia do Partido Liberal da época. Inspirou-se na recém findada guerra de independência do Uruguai, mantendo conexões com a nova república do Rio da Prata, além de províncias independentes argentinas, como Corrientes e Santa Fé. Chegou a expandir-se à costa brasileira, em Laguna, com a proclamação da República Juliana e ao planalto catarinense de Lages.letra e não sei mais deve ter sido a abolição de príncipes como governamtes ou a reforma política ou a saída de Portugal do Brasil

Perguntas similares