Respostas
eu acho que a explicação para esse caso não viria dessa parte dos desertos, mas sim da incidência dos raios solares na linha do Equador. Se você perceber, durante quase todo o ano, os raios incidem quase mesma forma, logo, a amplitude térmica é pequena quando comparada à uma região de maior latitude, por exemplo.
Vale lembrar a posição da terra em diferentes momentos do ano.
Um exemplo prático: Macapá é cortada pela linha do Equador e é uma cidade bem quente durante o ano todo (tente pensar também em cidades e estados próximos a linha do Equador). Agora, se formos pensar em Porto Alegre que está mais distante da linha do equador, você consegue notar as diferenças de temperatura durante o ano.
Eu tentei pegar um exemplo nacional, mas se você tentar extrapolar e pensar em exemplos de outros países pode te ajudar ainda mais.
Em relação aos desertos, existem desertos na linha do Equador, mas há outros fatores que condicionam a formação de um deserto: as correntes marítimas, por exemplo. Também há desertos gelados e por ai vai. Vou colocar uma imagem e, se você reparar, há muitos próximos à latitude 30°N e também 30°S.