(Unirio) A Era Napoleônica (1799 -1815) marcou a conjuntura de transição do mundo moderno para o contemporâneo, alterando o equilíbrio de poder construído pelos Estados europeus. Sobre a Era Napoleônica, é correto afirmar que no:
a) 18 de Brumário (9/11/1799), o Diretório Nacional, controlado pelos jacobinos revolucionários, iniciou uma série de execuções políticas, o chamado "Período do Terror", encerradas pela conquista de Paris pelas forças napoleônicas.
b) Consulado (1799 -1804), os ideais revolucionários liberais da burguesia francesa tais como a promulgação do Código Civil e a reforma do ensino francês consolidaram-se.
c) Império (1804 -1815), a aliança política e a coligação militar com a Áustria e a Prússia permitiram o avanço dos exércitos franceses contra a Rússia e a decretação do Bloqueio Continental contra a Inglaterra.
d) Governo dos Cem Dias (1815), Napoleão convocou uma Assembleia Nacional Constituinte, que estabilizou politicamente o país, promovendo a paz com a Inglaterra e a destituição da Dinastia dos Bourbons do trono francês.
e) Congresso de Viena (1815), os princípios de legitimidade e equilíbrio, defendidos pelas monarquias europeias, garantiram a fixação das fronteiras francesas, reconhecendo as conquistas territoriais de Napoleão.
Respostas
A alternativa A é falsa, pois o Período de Terror se deu entre 1794 e 1795, anterior à época do Diretório e não diz respeito ao período napoleônico.
A alternativa B é verdadeira, pois foi durante este período que foi promulgado o Código Civil Napoleônico, concretizando um sonho de revolucionários liberais das mais diversas alas, e foi durante esta época que, objetivando formar administradores públicos mais capazes, que a educação francesa foi reformada.
A alternativa C é falsa, pois a Áustria e a Prússia eram inimigas de Napoleão, não suas aliadas.
A alternativa D é falsa, pois com o retorno de Napoleão as mais diversas potências europeias (inclusive a Inglaterra) se aliaram militarmente para removê-lo do trono.
A alternativa E é falsa, pois o Congresso de Viena "desfez" todas as conquistas napoleônicas, fazendo com que as fronteiras retrocedessem ao que eram antes de Napoleão.