Respostas
Resposta:
Tão complexa quanto à geografia, é a música da Ásia, cujas raízes históricas perdem-se nas profundezas do tempo e ainda hoje continuam a ser escavadas. Agora mesmo, no final do século vinte, foram descobertas na China flautas de nove mil anos de idade, consideradas as mais antigas do mundo. E, além de instrumentos de sopro, a música chinesa tradicional utilizava variados instrumentos de corda e de percussão, como a cítara zheng e o tambor tanggu, que talvez tenham dado origem a cítaras e tambores semelhantes em toda a Ásia Oriental, do Japão à Mongólia.
Muito antiga e curiosa é também a música indiana, composta por uma infinidade de estilos musicais. Sua sonoridade encantou o Ocidente quando George Harrison introduziu a exótica cítara da Ásia Meridional (ou Sul da Ásia), no repertório dos Beatles.
Já os países situados na porção continental do Sudeste Asiático, como Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã, tiveram a música influenciada tanto pela cultura hindu quanto pela chinesa, enquanto os países insulares, como Indonésia e Filipinas, desenvolveram diferentes gêneros musicais.
Na Ásia do Norte e Ásia Central, onde estão situados os países da extinta União Soviética, como Rússia, Armênia e Uzbequistão, a música tem uma sonoridade típica.