1) o que você sabe sobre fake news?
2) qual o objetivo da fake news?
3) você já ouviu falar em desinformação? como podemos combate-la?
4) você consegue identificar uma notícia falsa? como? me ajuda por favor
Respostas
1Notícias falsas (sendo também muito comum o uso do termo em inglês fake news) são uma forma de imprensa marrom que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais. Este tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.
2esse tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos,muitas vezes com manchetes sensacionalistas,exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção
3O problema das notícias falsas ganhou na atualidade uma dimensão que poucos poderiam prever. Especialistas avaliam que ele se tornou uma grave ameaça à democracia.
Todos nós, provavelmente, já caímos em uma fake news. Elas apelam a nossos instintos básicos e, ligadas ao automatismo das redes sociais, angariam curtidas e compartilhamentos na velocidade da luz. Por isso, é necessário um processo educativo que leve as pessoas a estabelecerem um novo tipo de relação com as notícias que recebem.
Antes de repassar uma notícia, a primeira coisa que devemos fazer é buscar uma outra fonte para confirmá-la. A leitura de, no mínimo, dois portais de notícias oficiais (G1, Rede Massa, UOL, Estadão etc.) é fundamental para que você não seja a próxima vítima a cair nessa armadilha e acabe compartilhando uma mentira.
Deve-se também desconfiar de fontes “alternativas”, aqueles blogs partidários e perfis suspeitos das redes sociais. O jornalismo, como diz Monica, “busca a verdade dos fatos. Há um intenso trabalho na apuração de notícias, com análise e técnica. Assim, quem segue nesta área não pode se deixar enganar”, ressalta ela, destacando a importância de o leitor recorrer a veículos oficiais.
O jornalismo está presente em nossas vidas para nos fornecer informações que sejam de interesse social – saúde, segurança, educação, transporte e outros –, de forma que o cidadão possa ter o livre arbítrio para refletir sobre o que acontece ao seu redor. Para isso, é fundamental ler conteúdos apurados com a técnica e a responsabilidade que só o jornalista profissional tem.
Uma forma de combater a disseminação das notícias falsas é recorrendo às plataformas digitais que foram criadas para desmentir boatos. Entre os sites que cumprem esta função estão Fato Ou Fake, Agência Lupa, A Pública, E-Farsas, conhecidos como “agências de checagem”. Portanto, na próxima vez que você decidir compartilhar uma notícia nas redes sociais, pense por alguns segundos antes do clique: é fato ou fake? Sua decisão tem impacto sobre nossa democracia
4 É comum que conteúdos falsos sejam publicados com títulos sem relação com o texto ou que manipulam as informações. Duas linhas dificilmente dão conta de todo o contexto de uma notícia. Ler uma publicação do início ao fim antes de compartilhá-la diminui as chances de espalhar um boato.
Desconfie de textos alarmistas
Manchetes e textos muito alarmistas podem até despertar a sua curiosidade, mas o objetivo costuma ser apenas conseguir cliques. Aqui entra o bom senso: se uma notícia parecer, à primeira vista, “inacreditável”, talvez seja justamente porque ela não existe. Em geral, quem tenta enganar os leitores escolhe exagerar ou inventar eventos absurdos para mexer com a emoção do público, principalmente quando as opiniões estão polarizadas.
Informações vagas são mau sinal
Textos com informações genéricas, sem identificação dos envolvidos ou o local do fato, são pouco confiáveis. Notícias sérias respondem às perguntas mais importantes do leitor e mostram detalhes sobre um determinado fato. Se o texto não identifica as fontes das informações, fique alerta. Pode ser pura invenção.
Confira a data da publicação
Textos antigos costumam voltar a circular pelas redes quando algum assunto vira notícia. Fique atento à data da publicação. Mesmo que um dia a informação compartilhada tenha sido verdadeira, com o passar do tempo ela pode se tornar falsa ou provocar confusão.