a) De que maneiras os africanos que foram trazidos ao Brasil resistiram à escravidão?
b) Quais profissões eram exercidas pelos escravos urbanos?
c) De que maneira as revoltas de escravos foram reprimidas no Brasil?
d) A escravidão no Brasil foi legal até 1888. Desde o seu surgimento, entretanto, houve resistência dos escravizados, que organizaram fugas e rebeliões contra seus senhores. Você conhece movimentos sociais atuais que se organizam contra leis que consideram injustas? Escreva o nome de, ao menos, um movimento social atual e as razões de sua existência.
Respostas
a) A face mais conhecida da resistência à escravidão foram as revoltas que visavam à conquista da liberdade, sobretudo no século XIX, quando essa luta foi fortalecida. A resistência à escravidão, porém, não acontecia somente visando à liberdade, mas foi frequentemente utilizada como forma de corrigir os excessos de tirania de senhores e feitores.
Os escravos organizaram-se de diferentes maneiras contra a escravidão, e existiram as revoltas violentas que resultavam no assassinato de senhores e feitores, nas fugas coletivas ou individuais, na recusa em realizar o trabalho, na criação de mocambos e quilombos etc. No século XIX, muitos escravos começaram a procurar autoridades – como a polícia – para denunciar abusos praticados por seus senhores.
b) Existiam os escravos prestadores de serviço, isto é, os escravos de ganho, carpinteiros, barbeiros, sapateiros, alfaiates, ferreiros, marceneiros, entre outros.
c)prisão simples, prisão com trabalho, açoite, morte e deportação para a África, esta última pena foi atribuída a muitos libertos presos como suspeitos.
d) O movimento LGBTQIA+ (sigla que significa: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo e Assexual e mais), mais conhecido pela sociedade como Movimento LGBT, age em busca da igualdade social e de direitos e contra o preconceito.
A razão da existência desse movimento é a homofobia que ainda está muito presente no Brasil, e o fato de ainda existirem leis que os impedem de casar