O texto apresenta informações sobre o processo de interiorização do Brasil Colonial.
As fronteiras brasileiras devem muito mais à coragem e ao sofrimento de desbravadores do que decisões de gabinete. Sabia-se, desde o início da colonização, que as linhas imaginárias do Tratado de Tordesilhas não eram uma fronteira concreta: a ocupação é que a definiria.
DEL PRYORI, Mary; VENÂNCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta, 2016. p. 125.
Inicialmente, a interiorização do Brasil Colonial seguiu um pensamento privado sem incentivo ou mesmo fiscalização da Coroa portuguesa. Essa realidade só seria modificada ao final do século XVII, devido
(A)
à descoberta das drogas do Sertão, que reaqueceram o mercado europeu, atraindo a visibilidade para o novo mercado comercial.
(B)
à descoberta das minas de ouro, pois a exploração dessas minas atraiu a atenção da Coroa portuguesa, que passou a fiscalizar as investidas para o interior.
(C)
ao crescimento da pecuária, que fez circular grande riqueza no mercado colonial, atraindo uma fiscalização mais intensa da Coroa portuguesa.
(D)
ao crescimento da produção açucareira, que expandiu os engenhos para o interior a fim de abastecer o mercado interno.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
letra B esse processo de "interiorização" começou com os bandeirantes em busca de ouro e índios para o trabalho escravo.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás