• Matéria: História
  • Autor: raparigadoaudeiooo
  • Perguntado 5 anos atrás

1) As leis abolicionistas marcaram a luta entre dois
grupos. Quais eram esses grupos? Quais seus
objetivos?
2) Que grupo se beneficiava da escravidão? Por quê?
3) A Abolição dos escravizados no Brasil foi resultado da
bondade da princesa Isabel ou das lutas do movimento
abolicionista? Explique.

Respostas

respondido por: jheneffebrito
3

Resposta:

1) R=As leis abolicionistas são como conhecemos as leis aprovadas no período entre 1850 e 1888, que é o período de transição do fim do tráfico negreiro até a abolição da escravatura com a aprovação da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Essas leis marcaram algumas mudanças na questão da escravidão no Brasil e foram aprovadas para atender aos interesses dos escravocratas de realizar uma transição gradual até a abolição.

Quais foram as leis abolicionistas?

As duas leis abolicionistas aprovadas nesse período foram:

Lei do Ventre Livre (1871)

Lei dos Sexagenários (1885)

2)R=Na África, o comércio de escravos teve início por volta do século II a. C., quando o faraó Snefru retornou da região da Núbia com milhares de prisioneiros de guerra que se tornaram escravos no Egito Antigo. Posteriormente, gregos e romanos continuaram a traficar e a escravizar os africanos que se tornaram prisioneiros de guerra. É bom ressaltar que grande parte do norte da África integrou o Império Romano, e os gregos dominaram por muito tempo o mar Mediterrâneo, que liga o continente europeu com o continente africano. Em razão disso, vários africanos foram escravizados pelos romanos e gregos.

3)R =de acordo com os meus conhecimentos foi pela bondade da princesa Isabel pq Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel sancionou a Lei Áurea que aboliu oficialmente o trabalho escravo no Brasil. O fim da escravidão foi o resultado das transformações econômicas e sociais que começaram a ocorrer a partir da segunda metade do século 19 e que culminaram com a crise do Segundo Reinado e a consequente derrocada do regime monárquico.

A ruptura dos laços coloniais e a consolidação do regime monárquico no Brasil asseguraram a manutenção da economia agroexportadora baseada na existência de grandes propriedades rurais e no uso da mão de obra escrava do negro africano. A escravidão, e a sociedade escravista que dela resultou, foi marcada por um estado de permanente violência.

Explicação:

bom de acordo com os meus conhecimentos acho que é isso tá bom

Perguntas similares