• Matéria: Português
  • Autor: martinsizadoraassis
  • Perguntado 5 anos atrás

02 - Responda às questões a seguir. a) O poema é construído a partir da ideia da escolha. Qual é a palavra que introduz essa ideia en-tre um e outro elemento? b) Nos versos “Ou se calça a luva e não se põe o anel,/ou se põe o anel e não se calça a luva!”. A palavra e estabelece entre as orações uma relação de adição ou de oposição? Justifique. c) Observe o emprego da palavra mas no verso “Mas não consegui entender ainda”. - No poema, ela se relaciona com alguma palavra, especificamente, ou com a situação, isto é, com tudo o que foi dito anteriormente no texto? Justifique. - Qual é o papel da conjunção mas no poema? d) O poema apresenta reflexões sobre as escolhas que cada um de nós tem de fazer a todo ins-tante na vida. - Qual conjunção foi empregada no poema para transmitir a ideia de que viver é fazer escolhas, sendo que uma escolha se opõe a outra e, por isso, só é possível ficar com uma das opções? - Que versos do poema expressam o desejo que o eu lírico tem de reunir as duas opções, sem ter de abandonar uma delas? e) Você concorda com a ideia de que viver é a arte de fazer escolhas? Justifique.

Respostas

respondido por: gabybrandao181
7

Resposta: A) a conjunção tem o papel de indicar oposição ou ideia contraria a que foi exposta no poema. A conjunção ´´OU´´.

B) apesar de ter uma classificação aditiva estabelece um sentido de oposição.

C) - com a situação, pois da uma ideia de se referir a tudo o que não compreendia e que já havia sido dito.

-estabelecer oposição entre o que o eu-lírico vive oque não entende.

D) -a conjunção OU.

- ´´E uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo em dois lugares´´.

E) Sim, pois a vida e feita de escolhas e você não pode ter tudo pois o que e uma guerra sem luta? Muitas vezes temos que abrir mão de algumas coisas e essa e a graça da vida poder escolher.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO!!!!!


rebecalindsay175: obrigado
gabybrandao181: por nada
moisesmito52: qual o papel da conjunção no poema?
Perguntas similares