9) . “Toda a chacina populacional da Cabanagem, entre 1835 e 1840, deixou um trauma local e um vazio de explicações. Só depois de 1865 este movimento começou a ser estudado de forma mais sistemática. Para seu primeiro autor, Domingos Antonio Raiol, ou o Barão de Guajará, este movimento era sinônimo de motim político. (...) Ao longo dos anos 1920 e 1930, delinearam-se outras histórias e o movimento cabano foi ganhando outros sentidos. Houve quem o percebesse como uma guerra de independência tardia, ou mesmo como um movimento nacionalista. Neste contexto, os cabanos deixaram de ser tratados como “malvados” e “sediciosos”, para se tornarem “patriotas”, conceito entendido como cidadãos adeptos da “causa brasileira”.” RICCI, Magda. Cabanagem, Cidadania e Identidade Revolucionária. In: Revista Tempo. Vol.11,n.22. Conforme a historiadora Magda Ricci, o movimento revolucionário conhecido como Cabanagem, que ocorreu na Amazônia entre 1835-1840, foi alvo de diferentes interpretações e apropriações políticas ao longo do tempo, destacando sua relevância historiográfica para além de um isolado movimento regional. Para a historiadora Magda Ricci, o movimento cabano é intendido como *
A) uma revolução anárquica que nunca alcançaram o poder, sendo duramente reprimidos pelas forças imperiais.
B) um movimento que nasceu em Belém do Pará, e se alastrou pela Amazônia, até as fronteiras do Peru, Colômbia e Venezuela.
C) uma revolução popular formada por sujeitos sociais concretos, que lutavam por uma vida melhor e pela causa nacional brasileira.
D) um movimento revolucionário que se sustentava pela aclamação elitista e tinha como bandeira a morte aos franceses e aos católicos e rompeu definitivamente relações com o Imperador Pedro II.
E) uma revolução de malvados e sediciosos que ensinou a liderança a muitos interioranos da Amazônia e que exportou líderes revolucionários e seus ideais.
jordeilson78:
se esteve errado pesso perdão
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
resposta correta letra c
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás