Respostas
Fatores que levaram á abdicação de Dom Pedro I:
Grave crise financeira e econômicas.
Dom Pedro I passou a ser um rei autoritário perdendo a confiança de seu povo.
Dom Pedro I não deu atenção ao descontentamento popular...
Ele desviou o Tesouro brasileiros para financiar a luta contra seu irmão, D Miguel, que usurpou o trono e proclamou-se rei de Portugal. A população não gostou da atitude do imperador nessa questão e o acusou de ser mais português do que brasileiro.
O imperador apresentou sua abdicação ao trono brasileiro em favor de seu filho, Pedro, em 7 de abril de 1831.
Espero ter Ajudado!
Resposta:
Às criticas ao governo de D. Pedro I circulavam na imprensa. Um de seus principais críticos, o jornalista Líbero Badaró, acabou assassinado em 1830, em São Paulo. Sua morte foi atribuída aos simpatizantes do imperador, e isso gerou protestos em todo o país. D. Pedro I visitou algumas províncias buscando recuperar seu prestígio, mas foi em vão; em Minas Gerais (MG), o imperador foi recebido com protestos. Os sinos das igrejas mineiras tocaram o *DOBRE DE FINADOS* para lembrar ao imperador a morte do jornalista.
Na volta da viagem, D. Pedro I foi recebido no Rio de Janeiro (RJ) Pelos comerciabtes portuguezes com uma grande festa iluminada por muitas fogueiras. Essa recepção calorosa deu origem a varias brigas de rua, entre "brasileiros" e "portugueses", entre 12 e 15 de março de 1831, que ficaram conhecidos como *NOITE DAS GARRAFADAS*.