Numa sauna a vapor, o calor envolvido na condensação do vapor d’água é, em parte, responsável pelo aquecimento da superfície da pele das pessoas que estão em seu interior, de acordo com o diagrama abaixo:De acordo com as informações fornecidas, o que ocorrerá na transformação de 1 mol de água vaporizada em 1 mol de água líquida? *
Imagem sem legenda
a) liberação de 44 kJ;
b) absorção de 44 kJ;
c) liberação de 527,6 kJ;
d) absorção de 527,6 kJ;
e) nenhuma das respostas anteriores.
Respostas
Resposta:
A) 44 kJ
Explicação:
Sendo assim, o exercício quer saber a quantidade de calor envolvido na transformação de 1 mol de água líquida para a água vapor.
Analisando o diagrama, podemos ver que quanto mais alto o patamar no diagrama, maior é a energia que a forma de água possui. Podemos afirmar então que a água líquida possui uma entalpia maior do que a água vapor. Logo, na transformação da água líquida para a água vapor haverá uma liberação de energia.
Agora para calcular a quantidade de energia, basta vermos a variação da liberação de entalpia da formação de um mol de água líquida para a formação da água vapor. Pelo diagrama, podemos ver que a formação de água líquida libera 241,8 kJ e a formação de água vapor libera 285,8 kJ. Dessa forma, podemos afirmar que na transformação de água líquida para vapor envolverá uma quantidade de 44 kJ.
Como foi dito anteriormente, ocorrerá uma liberação de energia, ou seja, nessa transformação ocorrerá liberação de 44 kJ, sendo correta portanto a alternativa A.