Qual a diferença existente entre a Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Filosofia Moderna e Filosofia contemporânea?
Quero a resposta mais resumida possível.
Respostas
Resposta:
Filosofia antiga:
Surge em VII a.C. Na filosofia antiga existe a necessidade de explicar o mundo de uma nova maneira. Os filósofos buscam encontram respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana. Os pensamentos desenvolvidos nessa época foram úteis para a construção do raciocínio crítico e do modo de pensar. Antes dessa época, não havia preferência para as explicações racionais e lógicas.
Filosofia Medieval:
A filosofia medieval surgiu na idade média, na Europa. Esse período da filosofia é marcado pela união da fé cristã e da razão, pela utilização dos conceitos da filosofia grega ao cristianismo, pela busca da verdade divina.
Filosofia Moderna:
A filosofia moderna surgiu na Era Moderna, entre os séculos XV e XIX. As principais características desse período são o ceticismo em relação às crenças antigas, a valorização da razão, a tentativa de estabelecer os limites do conhecimento humano e do modo como podemos conhecer o mundo verdadeiramente e a valorização de uma vida política que entende a existência de um elo entre política e conhecimento. (Eles retornam a utilizar a racionalidade como melhor forma para encontrar as respostas).
Filosofia contemporânea:
Iniciou-se no século XIX e segue até os dias atuais. E as suas principais características são a crítica ao cientificismo moderno e às estruturas racionais. Resumindo, a principal marca da filosofia moderna é a crítica aos modelos filosóficos desenvolvidos até a modernidade (eles fazem críticas a tudo aquilo que antecede o século XIX).