• Matéria: História
  • Autor: KevylenFreitas
  • Perguntado 5 anos atrás

O que limitou a participação da sociedade na política do país durante a ditadura militar?

Respostas

respondido por: erikcxp
1

Resposta:

As leis que foram criadas na época...

Explicação:

O Ato Institucional (AI-1) determinava que os presidentes fossem eleitos indiretamente.

Dessa forma, o Congresso passaria a ter autonomia para eleger os próximos presidentes do Brasil. O primeiro escolhido foi o general Humberto de Alencar Castello Branco (1964-1967), que antes foi chefe do estado-maior do Exército. Além disso, o ato AI-1 detinha o poder de alterar a Constituição, a permissão para cassar mandatos legislativos e suspender direitos políticos.

No período da Ditadura Militar no Brasil foram criados dezessete atos institucionais e cerca de mil leis excepcionais. Pois, com a realização do golpe militar de 1964, os militares pretendiam ganhar força no poder executivo. Após o primeiro ato institucional, foi divulgado o segundo ato AI-2. Com essa promulgação, o país passou a adotar o Bipartidarismo, que é quando o país só tem dois partidos políticos no comando das eleições. Um era Aliança Renovadora Nacional (Arena), que apoiava o governo, e outro Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que tinha o apoio dos opositores.

A fim de melhorar o funcionamento da Ditadura Militar no Brasil, o governo criou o Serviço Nacional de Informação (SNI), em 1964, para manter um forte controle de informações entre os vários órgãos que formavam a estrutura de combate aos opositores.


KevylenFreitas: obrigadoo
Perguntas similares