Respostas
Resposta:
Para começar é bom saber que a escrita evoluiu de forma autónoma, ela nos acompanha a milhões de anos, desde quando os homens sentiram necessidade de registrar acontecimentos, operações, comércios e etc. Ela começou com pictogramas, os famosos desenhos encontrados nas paredes de cavernas, não era uma escrita exata, muitas vezes não compreensível por seus desenhos simbólicos de animais, objetos e pessoas.
Logo depois veio a escrita cuneiforme, que surgiu por volta de 3000 a.C, teve origem na Mesopotâmia, é uma escrita pictográfica, caracterizava o tipo de escrita deita com objetos em formato de cunha, era representada em cerca de 2000 símbolos, escrito da direita para a esquerda.
Assim vindo a escrita hieróglifica, alguna sinais assumiram representação fonográfica, às vezes letras ou palavras inteiras, era uma escrita complexa e utilizada em representações religiosas.
Dando continuidade a escrita chinesa, embora tenha sofrido alterações, ela ainda resiste até os dias de hoje, ela é composta por cerca de 40 ou 50 mil caracteres, mas nem todos são utilizados, podem representar som, palavras ou conceitos, e é considerada uma arte.
seguindo para os Glifos da América central, encontraram registros deixados pela civilização maia, que se referiam a registros de dados históricos, como guerra e casamento
E por último o alfabeto, que foi uma fonética desenvolvida pelos fenícios, tinha 22 sinais, aos quais foram acrescentadas as vogais pelos gregos, ao mesmo tempo que foram abandonadas as letras cujos sons não existiam nessa cultura. passando a ser representada por 24 sinais. Daí que surge nosso alfabeto utilizado hoje