-0 que são sais?
- Reação de neutralização para formação de sais
- Caracteristicas dos sais.
- Principais sais usados em nosso cotidiano.
- Utilização dos seguintes sais bicarbonato de sodio, sulfato de cálcio, fluoreto de cálcio, nitrato
de sodio
- Como é obtido o sal de cozinha, por que é adicionado iodo ao sal de cozinha?
preciso pra hj!!!!
Respostas
Resposta:
Os sais são compostos inorgânicos que em solução aquosa dissociam-se e formam íons.
Características dos sais:
1 - Conduzem corrente elétrica quando estão em solução.
2 - Os sais têm sabor salgado.
3 - Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais.
4 - Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e a outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação.
Principais sais e suas utilizações:
*Bicarbonato de Sódio (NaHCO3)* --> É usado em medicamentos que atuam como antiácidos estomacais. É também empregado como fermento na fabricação de pães, bolos, etc. Carbonato de Cálcio (CaCO3) --> Componente do mármore, é usado na confecção de pisos, pias, etc. O carbonato de cálcio (calcário) é também empregado na fabricação do vidro comum e do cimento. *Sulfato de Cálcio (CaSO4)* --> É um sal usado na fabricação do giz e do gesso de porcelana. *Fluoreto de Sódio (NaF)* --> É um sal usado na fluoretação da água potável e como produto anticárie, na confecção de pasta de dente. *Nitrato de Sódio (NaNO 3)* --> Conhecido como salitre do Chile, esse sal é um dos adubos (fertilizantes) nitrogenados mais comuns.
Como é obtido o Sal de cozinha?
O Sal de cozinha Geralmente, ele é extraído por meio de sua dissolução em água. ... Mas, em países tropicais, como o nosso, a técnica empregada para a obtenção do sal é a evaporação e cristalização da água do mar, o que corresponde a apenas 10% do sal produzido mundialmente.
Por que é adicionado iodo ao sal de cozinha?
O iodo é adicionado ao sal de cozinha porque a deficiência desse elemento no organismo pode levar ao bócio e a vários problemas no desenvolvimento do feto durante a gestação.
Explicação: