Respostas
Resposta:
Chapetones, Criollos, Mestiços, Indígenas e Escravos Africanos.
Explicação:
Chapetones
Ocupavam as mais privilegiadas posições na sociedade colonial. Representavam os interesses da Coroa Espanhola em terras americanas. Monopolizavam os principais cargos políticos, o controle sobre o fluxo de pessoas e embarcações e o controle das taxas e políticas fiscais. Apenas os nascidos na Espanha podiam ser chapetones.
Criollos
Eram os filhos da elite política e administrativa, filhos dos chapetones, de etnia espanhola, mas nascidos em terras americanas. Tinham condição econômica abastada, podiam praticar o comércio, possuir terras e explorar a força de trabalho nativa e escrava. Por outro lado, possuíam atuação política mais restrita: não participavam das grandes instituições administrativas, podendo tomar parte apenas das câmaras locais, conhecidas como cabildos.
Mestiços
Eram o grau intermediário da pirâmide social. Eram os nascidos das uniões entre europeus e indígenas. Os mestiços não tinha participação política e sobreviviam nos espaços urbanos e rurais hispânicos como trabalhadores braçais, como artesãos, como militares.
Indígenas
Eram a maioria absoluta da população colonial. Tinham sua mão de obra explorada pelos espanhóis e eram submetidos a uma condição de vida miserável. Eram também alvo da catequização por parte dos jesuítas, que lhes apresentaram a cultura ocidental cristã.
Escravos africanos
Havia também a presença de algumas populações de escravos negros, geralmente em regiões coloniais onde havia grave escassez de mão de obra para o trabalho, tipicamente na América Central.