A partir de sua análise e do que foi estudado sobre a administração colonial no Brasil, marque C quando CERTO e E quando ERRADO nas afirmativas a seguir:
( ) O período de 1500 a 1530 é conhecido na história do Brasil como pré-colonial.
( ) Até 1530 não havia presença de portugueses com moradia fixa nas terras brasileiras, a não ser alguns náufragos e degradados.
( ) A partir de 1500 Portugal decide colonizar o Brasil para proteger suas terras e torná-las lucrativas.
( ) Do total de 15 (quinze) capitanias, apenas 02 (duas), a de Pernambuco e São Vicente, não faliram.
( ) O sistema de capitanias foi contido pela resistência dos nativos, pela distância e pelo desinteresse, tendo, em alguns casos, praticamente nula a sua ocupação.
A sequência correta é a seguinte:
A) C-C-C-E-C
B) C-E-C-E-E
C) E-C-C-E-E
D) C-C-E-C-C
A
B
C
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
A terceira afirmativa está errada porque os portugueses não se interessaram de início pelas terras brasileiras. Isso aconteceu porque esses primeiros exploradores portugueses não encontraram algo que rendesse lucros imediatos, e em decorrência da posse portuguesa de outras colônias já lucrativas. Esse período foi de 1500 a 1530, também chamado de Pré Colonial.
Nesse meio tempo, a presença francesa foi muito presente por aqui através de contrabandistas, e com isso Portugal corria riscos de perder seu domínio. Assim, em 1530 é enviado pra cá uma expedição que visava a colonização e a posse dessas terras através do sistema de capitanias hereditárias.
No entanto esse sistema fracassa, principalmente por conta da resistência indígena. Prova disso é que as de Pernambuco e são Vicente, as únicas capitanias que persistiram, foram caracterizadas pela relação menos hostil com os indígenas.