Respostas
Uma pessoa negra só percebe que é negra e diferente de outras raças depois de a sociedade e a cultura a classificarem nesse grupo. Em geral, essa classificação (de pessoas negras) vem acompanhada de caracterizações negativas, discriminatórias.
A percepção de que a humanidade é dividida em raças não é algo espontâneo. Os indivíduos, em geral, só percebem que fazem parte de um grupo racial ou étnico (branco, negro, indígena) quando entram em contato com pessoas diferentes de si. No contraste, a diferença é salientada (como quando colocamos uma roupa vermelha e jogamos uma peça branca ou verde no conjunto).
A crença e o sistema que classificam e afirmam que algumas pessoas são mais dignas ou mais humanas que outras em razão de sua cor e etnia são chamados de racismo. No Brasil e na maioria dos países do mundo, o racismo classifica pessoas negras como menos dignas, menos humanas que as demais. O que é
um erro grave.
Por essa razão, a caracterização de alguém como negro/a muitas vezes é sentida por essa pessoa como uma acusação, como se ser negro fosse algo ruim, prejudicial ou até criminoso (como já aconteceu no passado).
Apesar de a realidade das pessoas negras ser permeada por esse tipo de problema, é importante ressaltar que ser negro/a não é um problema e que as próprias pessoas negras, ao longo do tempo, transformaram sua história e construíram significados positivos para sua negritude.
Aqui nessa pergunta você encontra uma explicação que pode te ajudar a entender melhor o assunto: https://brainly.com.br/tarefa/35224232