Respostas
O óxido de alumínio (Al2O3) é um composto químico de alumínio e oxigénio. Também é conhecido como alumina, um nome usado frequentemente pelas comunidades mineira, de cerâmica e da ciência dos materiais.
O óxido de alumínio é o principal componente da bauxite, o principal minério de alumínio. Industrialmente, a bauxite é purificada em óxido de alumínio através do processo Bayer (processo industrial), e o óxido é depois convertido em alumínio metálico pelo processo Hall-Héroult.
As pedras preciosas rubi e safira são compostas principalmente por óxido de alumínio e as suas cores características são-lhes dadas por traços de impurezas.
A alumina tem diferentes fases (depende da sua temperatura de calcinação), sendo que cada uma destas apresenta caraterísticas diferentes. Através de uma folha comercial de aluminio, normalmente obtem-se alumina alpha aos 700ºC. Para a obtenção de uma alumina gamma a temperatura de calcinação deve rondar os 200ºC, sendo esta a fase mais desinteressante a nível de propriedades físicas. Para a produção de uma alumina densificada a frio devem utilizar um aglomerante orgânico, açúcar. No qual juntam o pó (alumina) no açucar em ponto perola.
Seu uso mais significativo é na produção do metal alumínio, embora seja usado como um abrasivo devido à sua dureza e como um material refratário devido a seu alto ponto de fusão.