Nua na varanda, ela louvava a lua cheia, acompanhada por dezenas de olhos, atrás das janelas de luzes apagadas da vizinhança.
miniconto de Carlos Seabra
Disponível em: Acesso 25set. 2019.
O miniconto é uma narrativa sintética que carrega a característica de possuir poucos caracteres. No miniconto acima, nota-se a presença de características estético-literárias que:
(A) configuram uma descrição de um “fragmento da vida”, tal qual uma fotografia de um instante, mas que sugere a existência de uma história mais complexa para além das breves palavras escritas.
(B) demonstram a ausência de elementos da narrativa, como tempo e personagem, tornando o texto vazio semanticamente e gerando uma lacuna de sentido incapaz de ser preenchida pelo leitor.
(C) demonstram uma clara aproximação do miniconto com a poesia, já que há a utilização de figuras de linguagem que têm como objetivo enriquecer a descrição da cena urbana realizada pelo eu lírico.
(D) evidenciam que o narrador que apresenta o enredo é onisciente, uma vez que ele é capaz de adentrar na consciência da personagem, decifrando as suas emoções e pensamentos na varanda.
(E) a ausência de determinação do espaço onde a história se desenrola é vital para criar a sensação de suspense e alheamento no leitor, já que o foco do miniconto se centra na lua e na nudez da personagem.
#[Simulado ENEM 2020 - Brainly]
Respostas
Resposta:
A alternativa correta é a letra: A
Já que o miniconto se apresenta como uma curta e breve narrativa que apresenta um enredo objetivo, mas que deixa implícita a existência de diversos fatos e acontecimentos não relatados explicitamente, mas que podem ser apreendidos pelo que é apresentado.
A alternativa correta é a letra A.
O miniconto se apresenta como uma curta e breve narrativa que apresenta um enredo objetivo, mas que deixa implícita a existência de diversos fatos e acontecimentos não relatados explicitamente, mas que podem ser apreendidos pelo que é apresentado.
As outras alternativas não são verdadeiras, porque: apesar de curto, existe uma personagem central, nomeada de “ela”, e um breve recorte de tempo, marcado pela duração do tempo em que a personagem está na varanda.
Além disso, não há uma clara aproximação com a poesia; o narrador é do tipo observador e o espaço é a própria varanda.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/12189667
https://brainly.com.br/tarefa/13575966