Calcula-se que mais de 70% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária, onde encontra-se cerca de 35% do rebanho nacional. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta. Desta forma após anos de incentivos à produção e à ocupação de terras, os sinais de destruição ficam mais claros. Em 1978, a área desmatada chega a 14 milhões de hectares. Esse processo de desmatamento trouxe prejuízos ambientais e socioeconômicos muito significativos.
A partir da situação-problema descrita, conclui-se que:
Escolha uma opção:
a. A exploração de madeiras no Brasil foi responsável pelo desaparecimento de espécies de árvores e animais que perderam seu habitat e a principal atividade responsável pela maior parte do desmatamento.
b. a ocorrência de desequilíbrios climáticos com diminuição das chuvas não têm nenhuma relação com à alteração das áreas desmatadas.
c. O desmatamento fortalece o ecoturismo, aumentando as possibilidades de pesquisas para a área de fármaco, apesar de causar perda qualidade da água, aumento da resistência a doenças e pragas na agricultura que provém muitas vezes do cruzamento entre espécies nativas próximas.
d. O desmatamento não tem nenhuma relação direta com a degradação de mananciais e a proteção das nascentes.
e. Apesar de todo o desmatamento ocorrido no Brasil, as perdas de biodiversidade da fauna e flora nativa não estão ameaçadas e com isso o equilíbrio ecológico esta garantido.
(Resposta: a)
Respostas
respondido por:
5
letra A meu caro boa noite
respondido por:
1
LETRA (A)
- A exploração de madeiras no Brasil foi responsável pelo desaparecimento de espécies de árvores e animais que perderam seu habitat e a principal atividade responsável pela maior parte do desmatamento.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás