• Matéria: Sociologia
  • Autor: manoelvictor94207
  • Perguntado 5 anos atrás

39) (UEMA 2020) A Baixada Maranhense é formada por planícies baixas que alagam no período das chuvas,
criando enormes lagoas. As principais atividades econômicas da área apoiam-se nos recursos pesqueiros
abundantes nos lagos, nos rios da região e na pecuária extensiva. Neste setor, a maior concentração de
gado é empregada na bubalinocultura, em razão de os búfalos serem os animais mais bem adaptados às
condições da região. Na região da Baixada Maranhense, os búfalos alimentam-se de partes das plantas,
não chegando a matá-las. Esta é uma importante relação ecológica, visto que, ao comer plantas, os animais
assimilam a energia captada da luz solar, que é transferida aos demais níveis tróficos. Em contrapartida, há
pássaros (normalmente pequenas garças) que se alimentam de carrapatos e outros parasitas que vivem no
dorso dos búfalos, com isso livrando o animal desses hóspedes indesejáveis.
Os tipos de relações ecológicas entre os búfalos e as plantas, de um lado, e entre as garças e os búfalos, de
outro, são, respectivamente, chamados de:​

Respostas

respondido por: ToquioItuno
4

LETRA (D)

  • Correta. Herbivoria e protocooperação. A relação que se estabelece entre os búfalos e as plantas, que servem de alimento a ele, é do tipo herbivoria, enquanto a relação entre os búfalos e as garças é do tipo protocooperação, uma relação na qual ambos os indivíduos se beneficiam, mas podem viver de modo independente, sem prejuízo para qualquer uma das partes.
  • Incorreta. Predatismo e comensalismo. Pois o predatismo é uma relação na qual um indivíduo captura e mata outra espécie para fins de alimentação (a planta não morre), e o comensalismo consiste em uma relação na qual apenas um indivíduo se beneficia, sem causar prejuízo ao outro (búfalos e garças se beneficiam).
  • Incorreta. Comensalismo e parasitismo. Pois o comensalismo consiste em uma relação na qual apenas um indivíduo se beneficia, sem causar prejuízo ao outro (búfalos e garças se beneficiam), e o parasitismo é uma relação na qual o organismo parasita vive no corpo de um organismo de outra espécie, seja dentro do corpo ou em seu exterior (seria a relação entre os búfalos e os carrapatos).
  • Incorreta. Protocooperação e amensalismo. Pois a protocooperação é uma relação na qual ambos os indivíduos se beneficiam, mas podem viver de modo independente, sem prejuízo para qualquer uma das partes (búfalos não vivem sem as plantas das se quais alimentam), e o amensalismo é uma relação ecológica entre duas espécies em que uma inibe ou impede o desenvolvimento da outra (o que não ocorre entre búfalos e garças).
  • Incorreta. Parasitismo e predatismo. Pois o parasitismo é uma relação na qual o organismo parasita vive no corpo de um organismo de outra espécie, seja dentro do corpo ou em seu exterior (seria a relação entre os búfalos e os carrapatos), e o predatismo é uma relação na qual um indivíduo captura e mata outra espécie para fins de alimentação (o que não ocorre entre búfalos e garças).
Perguntas similares