4) (FGV-SP) Caracterizou-se por encilhamento a política econômica que:]
A- levou o país a pedir empréstimos para a reorganização do parque industrial e para a
exploração da borracha na região amazônica;
B- levou o país a uma crise inflacionária pela emissão de moeda sem lastro-ouro, gerando
inúmeras falências;
C- pôde acomodar, por aproximadamente 50 anos de uma economia ainda dependente,
permitindo a aplicação de recursos em serviços públicos;
D- pôde acomodar os primeiros anos de República à estabilização e ao investimento em
políticas públicas, principalmente educacionais;
Respostas
Resposta:
Alternativa B.
Explicação:
Porque a política do encilhamento foi caracterizada pela a emissão de papel moeda acima da conta do lastro ouro(riqueza de uma nação). Ou seja, neste período o ministro Rui Barbosa aumentou a emissão de moeda, porém não aumentou a riqueza do Brasil. Assim gerando uma crise financeira: desvalorizando a moeda e causando inflação.
Resposta:
B - levou o país a uma crise inflacionária pela emissão de moeda, sem lastro-ouro e com escassos empréstimos estrangeiros, gerando inúmeras falências.
Explicação:
(geekie)
A rigor, o Encilhamento não foi uma política econômica, e sim a crise financeira resultante da política emissionista do governo provisório de Deodoro da Fonseca (1889-1891), conduzida pelo ministro da Fazenda Rui Barbosa. Com o objetivo de estimular o crescimento industrial no país, o governo liberou créditos (empréstimos) bancários garantidos por emissões monetárias oficiais. Além da inflação de preços que se fez imediata, boicotadores e aproveitadores de momento promoveram ampla especulação criando empresas-fantasmas que inundaram o mercado com ações sem lastro de capital. O resultado foi uma crise financeira cujos efeitos se estenderam por alguns anos, levando ao fracasso o surto industrial.