Respostas
No caso, você precisaria de uma régua para medir os lados do salão e, após isso, você multiplicaria pela escala. (no caso, multiplicaria por 2 para achar o valor em metros).
a) Vamos supor então que você mediu todos os lados do salão e multiplicou por 2 para achar em metros o valor real de cada lado. Sendo assim, para você saber quantos metros precisa para contornar o salão com rodapé, você só precisaria calcular o perímetro do salão, ou seja, somar todos os lados do salão.
Após você somar todos os lados do salão, ainda vem mais uma coisa: as portas. Você obviamente não bota rodapé nas portas, porque aí não teria como abrir elas né, ha ha. Então, a gente precisaria subtrair a medida de cada porta. Como cada porta tem 2,0 m de largura e são duas portas, o total que a gente precisa subtrair é 2,0 x 2 = 4,0 m.
Ou seja, no final das contas, a quantidade de corda para contornar o salão seria:
C = Soma de todos os lados do salão - 4,0 m.
b) Para calcular o valor de carpete que seria usado (em metros quadrados, cuidado para nunca esquecer da medida) , a gente precisaria só calcular a área do salão. Mas como o salão não forma uma figura conhecida pra gente calcular a área, a gente precisa dividir em duas áreas diferentes como mostra a figura abaixo.
Assim, a gente divide a área do salão em dois retângulos:
Retângulo 1 - Tem área igual à Área 1
Retângulo 2 - Tem área igual à Área 2
Dessa forma, agora a gente pode calcular as áreas, pois a gente conhece a área de um retângulo: base x altura.
Calculando as áreas:
Área 1 = a . b
Área 2 = c . d
a, b, c e d são as medidas dos lados do salão que você mesmo mediu com uma régua.
Agora que você calculou as duas áreas, para saber qual a área total do salão, basta você somar a área dos dois retângulos. Ou seja:
Quantidade de carpete necessária = Área do Salão = Área 1 + Área 2.
É isso, agora é só você medir e fazer os cálculos ;)