Respostas
O que evidencia uma reação é a transformação que ocorre nas substâncias em relação ao seu estado inicial, essas modificações dependem do tipo de reação que os reagentes irão passar.
Existem vários critérios para classificar reações químicas, um deles relaciona o número de substâncias que reagem (reagentes) e o número de substâncias produzidas (produtos). Para melhor exemplificar iremos utilizar as letras: A, B, C, X, Y.
Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto.
A + B → C
Exemplo dessa reação: quando o magnésio reage com o oxigênio do ar:
2Mg(s) + 1 O2(g) → 2MgO(s)
Essa reação se faz presente em flashes foto
gráficos descartáveis e foguetes sinalizadores.
Reação de análise ou decomposição: nessa reação uma única substância gera dois ou mais produtos.
A → B + C
ESPERO TER AJUDADO :)
Resposta:
Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto. ... Eletrólise: as substâncias se decompõem pela passagem de corrente elétrica. Fotólise: decomposição da substância química pela luz. Pirólise: decomposição pela ação do calor e do fogo.
Explicação:
As reações de adição são aquelas em que se adiciona um reagente a uma molécula orgânica.
Elas acontecem principalmente em compostos insaturados, especialmente alcenos, e ocorrem conforme mostrado genericamente abaixo, em que a dupla ou tripla ligação é rompida. Na realidade, a ligação pi (π), que é mais fraca que a ligação sigma (σ) da dupla, é rompida, permitindo a adição de átomos ou grupos de átomos aos carbonos que participavam da insaturação.
A decomposição ou análise é um tipo de reação inorgânica em que um reagente é decomposto em duas ou mais substâncias.
Essas substâncias formadas podem ser simples (formadas por apenas um tipo de elemento químico) ou compostas (formadas por átomos de diferentes tipos de elementos químicos).
Eletrólise é um processo não espontâneo, isto é, que não ocorre naturalmente, em que se formam substâncias por meio de descarga elétrica em compostos fundidos ou dissolvidos em água. Nesse processo, uma corrente elétrica chega até um recipiente de vidro (cuba eletrolítica) que possui dois eletrodos inertes (que não sofrem nem oxidação nem redução) formados por grafita ou platina. Esses eletrodos estão conectados a uma fonte elétrica (geralmente uma bateria) e mergulhados em um sal ou uma base fundida ou dissolvida em água. Assim como a pilha, a eletrólise apresenta um cátodo (onde ocorre a redução) e um ânodo (onde ocorre a oxidação).
Reações de deslocamento, também denominadas reações de substituiçãoou ainda de simples troca, são aquelas que ocorrem quando uma substância simples (formada por um único elemento) reage com uma substância composta, “deslocando” essa última em uma nova substância simples.
ocorre quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias: uma simples e outra composta.
ocorre quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias: uma simples e outra composta.A + XY → AY + X
ocorre quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias: uma simples e outra composta.A + XY → AY + XExemplo: Quando uma lâmina de zinco é introduzida em uma solução aquosa de ácido clorídrico, vai ocorrer a formação de cloreto de zinco e o gás hidrogênio vai ser liberado.
ocorre quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias: uma simples e outra composta.A + XY → AY + XExemplo: Quando uma lâmina de zinco é introduzida em uma solução aquosa de ácido clorídrico, vai ocorrer a formação de cloreto de zinco e o gás hidrogênio vai ser liberado.Zn (s) + 2 HCl (aq) → ZnCl2(aq) + H2 (g)
ocorre quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias: uma simples e outra composta.A + XY → AY + XExemplo: Quando uma lâmina de zinco é introduzida em uma solução aquosa de ácido clorídrico, vai ocorrer a formação de cloreto de zinco e o gás hidrogênio vai ser liberado.Zn (s) + 2 HCl (aq) → ZnCl2(aq) + H2 (g)Observe que o Zinco deslocou o Hidrogênio, daí o porque do nome “reação de deslocamento”.
REAÇÃO DE DUPLA TROCA dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação.
reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação.AB + XY → AY + XB
reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação.AB + XY → AY + XBExemplo: a reação entre o ácido sulfúrico com hidróxido de bário produz água e sulfato de bário.
reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação.AB + XY → AY + XBExemplo: a reação entre o ácido sulfúrico com hidróxido de bário produz água e sulfato de bário.H2SO4 (aq) + Ba(OH)2(aq) → 2 H2O(l) + BaSO4(s)
reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação.AB + XY → AY + XBExemplo: a reação entre o ácido sulfúrico com hidróxido de bário produz água e sulfato de bário.H2SO4 (aq) + Ba(OH)2(aq) → 2 H2O(l) + BaSO4(s)O produto sulfato de bário: BaSO4(s) é um sal branco insolúvel.