Respostas
- Resposta:
O porte e a relevância da função de administração financeira dependem do tamanho da empresa.
Nas pequenas empresas, a função financeira geralmente é desempenhada pelo departamento de contabilidade. A medida que a empresa cresce, a função financeira se transforma em um departamento separado, diretamente ligado ao presidente da empresa, com a supervisão do diretor financeiro.
- Exemplo de Estrutura Organizacional da Área Financeira
Analista Financeiro : Basicamente, prepara os planos financeiros e os orçamentos da empresa. Entre suas tarefas estão previsões financeiras e trabalho em contato próximo com a contabilidade.
Gerente de Investimentos : Avalia e recomenda aquisições de ativos. Pode envolver-se com os aspectos financeiros da implantação de investimentos aprovados.
Gerente de Financiamento : Nas empresas maiores, obtêm financiamento para os investimentos aprovados. Coordena consultores de projetos, bancos de investimento e assessores jurídicos.
Gerente de Caixa: Mantêm e controla os saldos diários de caixa da empresa. Com frequência, gere as atividades de recebimento e pagamento e as aplicações financeiras de curto prazo: coordena o financiamento de curto prazo e as relações com os bancos.
Analista/Gerente de Crédito : Administra a política de crédito, avaliando solicitações de crédito. É quem toma as decisões relativas à concessão de crédito, monitora e executa a cobrança de contas a receber.
Gerente de Fundo de Pensão : Nas grandes empresas, supervisiona ou administra os ativos e passivos do fundo de pensão dos funcionários.
Gerente de Operação de Câmbio : Gere operações internacionais específicas e a exposição da empresa a flutuações de taxas de câmbio.
Controladoria (Controller) : Assessora a administração financeira; Efetua os controles contábeis e proporciona os meios de informações para tomada de decisões; Geradora de informações; Registra fatos contábeis para orientar as decisões financeiras.
Tesouraria: Obtém e utiliza os recursos financeiros; Engloba as atividades que compreendem o uso do dinheiro, a sua manipulação e a posse efetiva de fundos; Mantém contato com o público externo: empresas fornecedoras de materiais e serviços, clientes, entidades financeiras e órgãos governamentais.