Leia o relato de César sobre os germanos.
“O espirito bélico é um dos traços mais marcantes do caráter dos germanos [...] E quando um chefe em uma assembléia propõe dirigir uma empresa e convida a que se declarem os que desejam segui-lo, levantam-se os que aprovam a causa e o homem, e prometem o seu auxílio e são louvados pela multidão; os que não o seguem são considerados entre o número dos desertores e dos traidores e retiram-lhes depois a confiança em todas as coisas.”
A)como os germanos agiam em tempos de guerra?
B) o que acontecia aos guerreiros que não participavam de uma guerra?
C) o que ocorreu com a Assembleia de guerreiros após a ocupação da Germânia pelos romanos?
D) por que oos germanos ocuparam pacificamente o território romano se gostavam de guerra
Respostas
Resposta:
a) Nos tempos de guerra os Germanos se preparavam com lutas e condicionamento físico, o chefe tribal era o líder militar que deveria organizar e comandar os exércitos durante as batalhas, bem como se tornava a autoridade máxima.
b) Eram submetidos à escravidão.
c) A Assembleia dos Guerreiros era a principal sede dos germânicos, já que além de não conhecerem estado nem cidade, decidiam sobre diversos assuntos, tendo papel fundamental na condução política dos grupos. Com a tomada da Assembleia, as organizações republicanas romanas passaram a substituir o modelo tribal dos germanos, transformando o modelo da sociedade.
d) No governo de Diocleciano (284 a 305), soldados germanos passaram a ser regularmente recrutados para servir nas legiões do Império Romano. As autoridades imperiais procuravam rodear as fronteiras de chefes bárbaros aliados, que mantinham a independência, os usos e os costumes, mas defendiam os interesses romanos diante do mundo germânico e eram recompensados com dinheiro e terras;