Respostas
Resposta:
A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO.
BONS ESTUDOS.
Resposta:
O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas, que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias seguidos, aconteciam uma vez por ano.
Segundo historiadores, o teatro grego surgiu, de um acontecimento inusitado. Quando um participante desse ritual sagrado resolve vestir uma máscara humana, com cachos de uvas, sobe em seu tablado em praça pública e diz: “Eu sou Dionísio!”. Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental.
Nos dias de hoje, o teatro não para de mudar, fazendo com que a cada dia se torne mais importante para a população. Existe vários efeitos, figurinos, maquiagens, textos considerados irrepresentáveis e não destinados ao teatro que encontraram publico, a escrita dramática explorou dramaturgias que eram impossíveis ate então,tudo isso faz com que uma peça teatral, se torne algo magnífico, deixando o publico deslumbrado com toda a sua estrutura e organização.
Porém, lamentavelmente, o teatro não é o mais importantes dos programas culturais da população. Ele se tornou uma arte minoritária. Isso não quer dizer uma arte insignificante, nem uma arte que esta acabando, mas a sua capacidade de repercussão na vida social não pode competir com a da televisão, que se torna muito mais acessível e pratica a milhares de pessoas.
Há 40 anos, foi criado em Belo Horizonte a campanha de Popularização do Teatro e da Dança do Brasil. É um projeto que tem como objetivo popularizar o teatro e a dança. Um encontro com dois meses de duração, onde o público pode escolher o gênero e o espetáculo que deseja, sempre com preços populares ou gratuitos, como os espetáculos de rua. Além dos espetáculos, a Campanha realiza projetos especiais, como o objetivo de realizar a troca de informações e a reflexão sobre a produção cênica e o público nos dias atuais.