Respostas
Cultura, ética e arte
Cultura pode ser definida como qualquer obra ou ação de um ser humano, qualquer interação social ou reflexão pessoal. Com essa definição é possível dizer que cultura e ética estão totalmente relacionadas, uma vez que a ética é a reflexão acerca dos valores de uma cultura. As normas sociais, os costumes e todo o comportamento humano é diversas vezes retratado pela arte, seja exaltando, como a obra de Eugene Delacroix “Liberdade guiando o povo” e a de Jack Louis “Napoleão cruzando os alpes”, ou seja como forma de contestação, como "Os retirantes" de Cândido Portinari e as atuais obras de Banksy.
A relação entre cultura e ética se estende ao meio empresarial: moldar a cultura do ambiente de trabalho em cima de uma ética empresarial pode prevenir fraude e assédio, uma cultura ética é importante para construir uma relação produtiva entre os funcionários. Muitas empresas usam questionários ou debates em grupo com temas sobre ética e moral, levando a reflexão sobre o assunto para alinhar o grupo à cultura idealizada pela sua gestão. Há também a influência de cultura e ética de fora da empresa que pode representar um problema para a organização, como leis governamentais que dificultam o serviço ou consumidores que não se alinham com o produto ou serviço da empresa.
A arte é algo único do ser humano, e busca uma reflexão acerca da vida da morte e das relações sociais. A arte comunicativa pode idealizar um conjunto de normas tidas como ética ou contestar estas normas, levando a reflexão sobre diversos temas que questionam a cultura de um lugar ou uma época. Na ditadura militar, por exemplo, jornais, peças de teatro, passeatas públicas e shows de música denunciavam a repressão e a censura do governo, uma maneira de usar de meios culturais de comunicação como instrumento de denúncia do abuso cometido pelo estado.
Então, a cultura e a ética sao fundamentais no entendimento da arte, e importantes dentro de uma empresa para formação de um grupo que age de acordo com o código de ética da empresa. A importância da compreensão da cultura e de saber usá-la de maneira estratégica nos negócios é inegável, compreendendo a cultura é possível moldá-la para atingir uma boa relação em um grupo de trabalho.