• Matéria: Português
  • Autor: andreimorettomartins
  • Perguntado 5 anos atrás

redija texto dissertativo-argumentativo sobre o tema RELACIONAMENTO ABUSIVO urgenteeee

Respostas

respondido por: Thainaramacieeel
8

Resposta:

Um relacionamento abusivo acontece em todas as classes sociais, podendo acontecer entre casais heterossexuais ou homossexuais. As principais características deste problema são: ciúme excessivo;controle nas decisões do parceiro(a); isolamento de amigos e familiares chegando a fazer a pessoa sequer sair de casa; abuso sexual, dentro outros. Esse comportamento causa um grande sofrimento da vítima podendo levar até a depressão. Como solucionar essa questão?

     Existe o pensamento de que um relacionamento abusivo é apenas violência, em alguns casos a mulher deixa de ver seus amigos e familiares pensando estar provando algo ao parceiro, as vítimas demoram a perceber que o ciúme e o controle excessivo não são sinais de cuidado. A má educação brasileira e a falta de base familiar sólida tem criado cidadãos falhos uns com os outros, onde falta respeito e olhar humanizado. A cultura brasileira exalta que a culpa de muitos crimes e falhas cometidos em relacionamentos é da vítima, quando uma mulher é estuprada, por exemplo, a sociedade a julga por suas roupas ou a maneira como se porta, esquecendo do seu sofrimento físico e psicológico e ela mesma se julga culpada por que sua personalidade se torna permissiva desde criança.

       A educação de mulheres submissas se dá em todas as esferas, seja na família, escola, trabalho. Essas pessoas são ensinadas a obedecer e se culpar por quaisquer comportamentos dos companheiros sem questionar se esta correto, a possibilidade de separação raramente é pensada devido a dependência econômica e fragilidade em que se encontram. As leis não protegem a vítima inteiramente, há o medo de se fazer a  denuncia e o parceiro pagar fiança para se vingar posteriormente. Existem muitas medidas que podem ser tomadas para acolher as vítimas passando segurança e conforto .

      Embora essa cultura esteja enraizada na nossa sociedade, ela é mutável e está em constante construção. O feminismo é um movimento que defende as mulheres e expõe seus direitos, ele conquistou um público importante da sociedade através das mídias, hoje existem cantoras, atrizes, escritoras e muitas outras mulheres exaltando a liberdade das mulheres nas ruas em todos os veículos de comunicação. O governo tem projetos que apoiam as mulheres que sofreram abuso, através de atendimentos psicológicos e jurídicos para esclarecer as dúvidas das vítimas, entretanto, as leis não garantem que o parceiro seja punido por seus atos, alguns sequer são presos mediante denúncia, no caso de não haver o flagrante. É preciso que as autoridades de justiça crie leis brandas que mantenham os agressores presos até o julgamento, para manter segura a vítima de qualquer confronto com o denunciado.

      Tendo em vista todo esse panorama é visível a necessidade de modificar a cultura machista do Brasil e punir quem infringe as leis que protegem as mulheres contra os abusos, pois através delas podemos mudar a situação atual e criar um futuro próspero para que as próximas gerações não sofram como a atual.  

 

A grande diferença entre um relacionamento saudável e um relacionamento opressor é o de que no primeiro, há respeito e compreensão de que o próximo tem sua vida própria e portanto não precisa satisfazer 100% suas necessidades. Já no segundo, há um ''comandante'' fazendo com que a vítima seja prioridade dele e não obstante, tem a ''função'' de agir sobre seus comandos.

  Nessa perspectiva, um fator relevante a ser observado é o ciúmes, que ao faltar confiança no parceiro em uma relação age como se tudo que a vítima fizer está sendo desrespeitosa com sua pessoa, por exemplo, não poder mais sair com suas amigas(os) que sempre foi uma rotina normal da(o) namorada(o). Contudo, para as pessoas que estão fora do romance pode parecer fácil identificar se determinada pessoa está vivendo um relacionamento abusivo, mas quem vivencia ele já é de extrema dificuldade, tendo em vista que em diversos casos essa problemática é usada como ferramenta de desculpa em atitudes grotescas do abusador, que usam frases do tipo ''eu estava bêbado'' ou ''eu tive uma infância difícil'' para atingir o lado sensível da vítima, até que ela pense ser a culpada e refletir sobre como pode mudar para que seu parceiro sinta-se melhor.

 

tira ideias desse textos  

espero ter ajudado

Perguntas similares