• Matéria: Direito
  • Autor: soniasasousa
  • Perguntado 5 anos atrás

Antônio foi abordado por um assaltante o qual o fez entrar no carro, apontou-lhe uma arma para a cabeça e o obrigou a dirigir em alta velocidade, tendo que avançar um sinal vermelho, razão pela qual acabou atingindo outro automóvel e causando a morte do motorista. De acordo com as teorias da culpabilidade, assinale a alternativa correta.

a)
Se adotada a teoria pura ou limitada da culpabilidade, Antônio não poderia alegar que estava sob coação moral irresistível e, consequentemente, não seria isento de pena, ou seja, seria preso mesmo diante da causa de exclusão da culpabilidade.
b)
Se adotada a teoria pura ou limitada da culpabilidade, Antônio poderia alegar que estava sob coação moral irresistível e ser isento de pena.
c)
Se adotada a teoria pura ou limitada da culpabilidade, Antônio poderia alegar que estava sob coação moral irresistível por parte do assaltante, porém, mesmo assim seria condenado por homicídio doloso.
d)
​​​​​​​Se adotada a teoria psicológica da culpabilidade, Antônio poderia alegar que estava sob coação moral irresistível e, consequentemente, seria isento de pena.
e)
Independentemente da teoria da culpabilidade aplicada ao caso, Antônio seria condenado e preso, porque a conduta caracterizaria crime de qualquer forma.

3 / 5


Cleodilsonmartins222: LETRA: ( B )
Cleodilsonmartins222: : Se adotada a teoria pura ou limitada da culpabilidade, Antônio poderia alegar que estava sob coação moral irresistível e ser isento de pena.

Respostas

respondido por: bo84508
5

Resposta:

b

Explicação:

respondido por: andreyatete
1

Resposta: Letra B

Explicação: Sendo a coação moral irresistível, exclui-se a culpabilidade, portanto o agente ficará isento de pena.

Perguntas similares