• Matéria: História
  • Autor: PreguicosoGamer
  • Perguntado 5 anos atrás

Por Favor Resposta Resumidas Pequenas

ATIVIDADE 1

Responda as questões sobre o texto:

1 — Quais as motivações das revoltas que eclodiram na América Portuguesa?


2 — Quais são as interpretações historiográficas acerca das relações entre colônia e metrópole?


3 — Na sua opinião, qual dessas interpretações historiográficas explica melhor a eclosão das revoltas na América Portuguesa?


ATIVIDADE 2

Leia o texto e responda:


GUERRA DOS MASCASTES


A Guerra dos Mascates ocorreu em Pernambuco, entre 1710 e 1711. Foi um conflito que envolveu os membros da nobreza açucareira de Olinda e os comerciantes portugueses sediados em Recife.Após a expulsão dos holandeses do Nordeste açucareiro, o desenvolvimento urbano e a importância comercial alcançados por Recife, devido à presença flamenga, levaram seus moradores a solicitar à Coroa a sua separação de Olinda e sua elevação à vila, pedido que foi atendido por D. João V, em 1709. Os oficiais da Câmara de Olinda não concordaram com a decisão real e pressionaram o governador para que não a acatasse. Contudo, o governador Sebastião de Castro e Caldas, homem de pouca política e totalmente inábil, apoiou os moradores de Recife e lhes permitiu a construção do

pelourinho, que seria o símbolo da autonomia administrativa da nova vila. Elevada à vila, Recife foi atacada pelos olindenses. O pelourinho, que havia sido levantado na calada da noite com a cobertura do governador, foi destruído.


1 — Em que medida essas novas funções dos comerciantes portugueses foram determinantes para a eclosão da Guerra dos Mascates?


ATIVIDADE 3

Leia o texto e responda:

A palavra emboaba, de origem tupi, significava “pinto calçudo”, aquele que usava calçado. Era a alcunha empregada pelos paulistas para se referir a todos os forasteiros. Por esta época, os paulistas constituíam um grupo muito peculiar, dotado de uma identidade cultural formada ao longo de dois séculos. Naturais das vilas de São Paulo, orgulhavam-se de ter descoberto as primeiras minas de ouro em meio ao sertão inóspito, e por essa razão reivindicavam para si o direito de conquista — isto é, a posse e o domínio sobre a região mineradora. Em meio à multidão de forasteiros vindos de todas as partes da América Portuguesa, os paulistas preservavam a identidade de grupo. Falavam a língua geral, de origem indígena, tinham práticas culturais mestiças, como a arte de sobrevivência nos matos, vestiam-se de forma estranha, recusando-se a usar calçados, e mais importante, pautavam--se por um código de valores assentado em ideais de bravura e honra.Isolados pela Serra do Mar, desligados do circuito da economia açucareira e voltado, para o apresamento de índios, os homens da vila de São Paulo e Campo de Piratininga se organizavam em clãs e parentelas, que disputavam entre si a honra e o prestígio social. Mas não era somente isso que fazia dos paulistas um grupo à parte. Desde o início do século XVIII, eles encarnavam a mais formidável máquina de guerra da América portuguesa, acionada nos momentos em que a Coroa necessitava de sertanejos, experientes nas artes de sobrevivência e luta no mato. Adeptos das técnicas de guerrilhas, aprendidas com os índios, sabiam como poucos derrotar inimigos insidiosos como quilombolas de Palmares e bárbaros das Guerras do Açu-grande levante de índios, ocorrido no Nordeste durante a segunda metade do século XVII.


ROMEIRO, Adriana. Uma guerra no sertão. Revista Nossa História. Rio de Janeiro, n. 25, p. 71, nov. 2005. (Fragmento).


1 — Defina o “direito de conquista” reivindicado pelos paulistas.


2 — Apresente os traços definidores de identidade cultural peculiar dos paulistas.


3 — Em que circunstâncias os paulistas eram requisitados pela Coroa?

Respostas

respondido por: mariaalzita12
8

Resposta:

1 - Outras derivaram de interesses específicos dos colonos, tais como disputas de terras, por territórios de mando, enfrentamento de grandes potentados, reações às políticas das câmaras, entre outros motivos. entre os próprios atores coloniais.

2 - tou pesquisando já já eu ti respondo

Perguntas similares