• Matéria: Geografia
  • Autor: claralinda5653
  • Perguntado 5 anos atrás

ajudem por favor é URGENTE

PESSOAS TENHO QUE ENVIAR PRA PROF 11:00HS AJUDE ME POR FAVOR​

Anexos:

Respostas

respondido por: amandnhas01
1

Resposta:

Explicação:

1) Os estados do sul do Brasil são: 

Rio Grande do Sul (Capital Porto Alegre), 

Santa Catarina (Capital Florianópolis), 

Paraná (Capital Curitiba). 

2)

A) CLIMA

O clima da Região Sul do Brasil é de influência subtropical, temperado e tropical. As estações do ano são bastante diferenciadas nesta região do País, onde não são raros os eventos de geada e, até neve, cuja ocorrência depende do relevo.

A região Sul é a mais fria do País, principalmente na região do planalto serrano localizado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

No Paraná, principalmente no norte, o clima é tropical, fazendo com que a maior parte do ano se concentre na estação verão. Nos demais estados, as estações são bem delimitadas e sofrem a influência da posição geográfica.

B) VEGETAÇÃO

A região Sul do Brasil é caracterizada por significativa diversidade de vegetação. Em função dessa diversidade da flora, a região também é marcada por grande riqueza no aspecto da fauna (várias espécies animais). Vale ressaltar também as belas paisagens naturais, que encantam turistas do Brasil e do exterior.

TIPOS DE VEGETAÇÃO DO SUL DO BRASIL

1 – Mata Atlântica

- Presente na região do litoral sul. Essa vegetação cobre, principalmente, as encostas da Serra Geral e da Serra do Mar.

- É uma vegetação composta, principalmente, por árvores altas (grande porte).

- Vegetação perene (mantem grande parte das folhas durante o ano todo).

- As principais espécies vegetais da Mata Atlântica, na região, são: palmitos, ipês, perobas e pimenteira-de-folha-larga.

2 - Floresta Subcaducifólia Tropical

- Encontrada, principalmente, na região norte do estado do Paraná.

- O tipo de vegetação depende muito do tipo de solo em que está presente. Em áreas de solo fértil, há uma vegetação exuberante. Em solos com presença de arenito, existem poucas espécies vegetais.

- As principais espécies vegetais desse tipo de floresta são: cedro e canela.

3 - Floresta Subcaducifólia Subtropical

- Está presente em áreas ocidentais da região sul, principalmente, nos vales dos rios.

- As espécies mais comuns são: angico e alecrim.

4 - Floresta de Araucária (Mata dos Pinhais)

- Está presente nos três estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), principalmente, em áreas de clima subtropical.

- As espécies mais comuns são: Pinheiro do Paraná (araucária angustifólia), erva-mate e imbuia.

5 – Campos

- Presente na região do Planalto do Paraná e em algumas áreas meridionais do estado do Rio Grande do Sul.

- Presença de poucas árvores e predomínio de vegetação rasteira (gramíneas).

6 – Cerrado

- Presente em algumas áreas específicas nas proximidades do rio das Cinzas.

- Vegetação arbustiva.

7 – Vegetação Litorânea

- Composta por matas de restingas e manguezais.

- Presente em áreas úmidas e quentes, principalmente, nos litorais de Santa Catarina e Paraná.

C) RELEVO

O Relevo da Região Sul do Brasil' é caracterizado por um conjunto de relevos planálticos. Esses relevos se elevam em altitudes até mais de 1199 metros. Essas altitudes decrescem no oeste, onde corre o rio Paraná nas altitudes de 100 a 300 metros. Abrange cerca de 3/4 partes do relevo regional. O mencionado conjunto é denominado de Planalto Meridional do Brasil. O Planalto Meridional desdobra-se em planaltos que se sucedem de leste para oeste. Os planaltos são bordejados por escarpas voltadas para o leste, no Paraná, em Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. No Rio Grande do Sul, o talude inflete-se para oeste-sudoeste. O talude é fragmentado em altitudes reduzidas, à medida que atinge o centro-sul do estado.

Esse Planalto pode ser subdividido de acordo com a natureza de suas rochas em:

(Planalto Arenítico-Basáltico, Depressão Periférica, Planalto Cristalino ou Atlântico).

3) A economia da Região Sul do Brasil é distribuída nos setores de agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços.

4) Resposta: (A)

Explicação: Os imigrantes alemães e italianos não tinham forte ligação com a pecuária extensiva em grandes propriedades, eles começaram com propriedades pequenas, com pecuária de subsistência, e depois foram crescendo.

O oeste de Santa Catarina é uma área de ocupação antiga, feita por imigrantes de alemães e italianos também, assim como no Rio Grande do Sul.

É nítida a influência europeia em todos os costumes e arquitetura sulista.

5) A região sul, como pode ser visto nas notícias até de atualmente é uma região com um clima parecido com o da europa. Logo, os europeus quando vieram para o Brasil, se preocuparam em achar uma região com essas características, pois já sabiam como cultivar e viver.

Perguntas similares