Depois da exploração do pau-brasil a produção de açúcar tornou-se a base econômica de cultivo e exportação para Europa durante o Brasil colonial porquê?
a) possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população.
b) praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural.
c) consolidou-se no Nordeste que tornou a capitania mais prospera da colônia, com utilização de mão de obra escrava africana, em terra dos senhores de engenho que atendia aos interesses do sistema português.
d) desde o início garantiu o enriquecimento da região Sul do país e foi a base econômica de sua hegemonia na República.
e) não exigindo muitos braços, desencorajou a importação de escravos, liberando capitais para atividades mais lucrativas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra C
Explicação:
As plantações ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um único produto. Sua produção era voltada para o comércio exterior, e utilizava *Mão de obra* escrava composta por indígenas e africanos — cujo tráfico também gerava lucros. O açúcar brasileiro tinha como principal destino o mercado europeu,e os núcleos mais produtivos se utilizavam de mão de obra africana, enquanto os núcleos menores continuavam com a mão de obra indígena original.O senhor de engenho era um fazendeiro proprietário da unidade de produção de açúcar. Além do açúcar, destacou-se, na época, no Brasil, também a produção de tabaco e algodão.
pexay68880:
A história da chegada dos europeus em 1500 no Brasil foi marcada por vários acontecimentos, seja, de revoltas sociais, mudanças culturais e administrativa e para facilitar após a chegada da família real em 1808 o Brasil passa a ser governado por um rei D. João VI, e com a volta do rei para Portugal. Seu filho passa a governar o país. E este período ficou conhecido como:
b) Brasil Colônia (1500 a1532), Brasil monarquia 1532 a 1808), Império (1808 e 1840).
c) colônia (1808 a 1820), Império (1822 a 1831), República (1840 a 1889)
d) Segundo reinado de Dom Pedro II (1831 a 1888), Período Regencial (1831 a 1840).
e) Chegada dos holandeses em Pernambuco, período das revoltas durante o período de regências.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás