Respostas
→ Energia mecânica é, resumidamente, a capacidade de um corpo produzir trabalho. Também podemos interpretá-la como a energia que pode ser transferida por meio de uma força. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia cinética, relacionada ao movimento de um corpo, com a energia potencial, relacionada ao armazenamento, podendo ser gravitacional ou elástica.
→ Para calcular a energia mecânica, utiliza-se a fórmula abaixo: Em = Ec + Ep A unidade de energia é a mesma do trabalho: o Joule (J) Teorema da Energia Cinética. Considerando um corpo movendo-se em MRUV. O atrito entre a caixa e a superfície faz com que parte da energia mecânica transforme-se em calor 'u'
Saiba mais ✨
- https://brainly.com.br/tarefa/16213399
- https://brainly.com.br/tarefa/8120792
Espero ter ajudado! S2
Resposta:
A energia mecânica pode ser definida como a capacidade de um corpo de realizar trabalho. Quando essa capacidade de realizar trabalho está relacionada com o movimento, ela é chamada de energia cinética. Porém, se a capacidade de realizar trabalho estiver relacionada com a posição de um corpo, ela é chamada de energia potencial.
Energia mecânica é, resumidamente, a capacidade de um corpo produzir trabalho. Também podemos interpretá-la como a energia que pode ser transferida por meio de uma força.
A energia mecânica é a capacidade de um corpo realizar algum trabalho. Ou seja, a capacidade de entrar em movimento, seja por meio da propulsão de uma mola, do efeito da gravidade ou de uma outra força exercida sobre esse objeto.
Quando essa aptidão para realizar um trabalho está relacionada ao movimento, chamamos de energia cinética (ou energia atual). Se esse trabalho estiver relacionado com a posição do corpo, chamamos de energia potencial.
A energia potencial, por sua vez, pode ser dividida em dois tipos: a energia potencial gravitacional e energia potencial elástica. Vamos ver com um pouco mais de detalhes cada uma delas.
Tipos de energia mecânica
Como já falamos, existem três tipos de energia mecânica: a energia cinética, a energia potencial gravitacional e a energia potencial elástica.
A primeira delas, a energia cinética, é o resultado da transferência de energia de um sistema que é capaz de movimentar um corpo. O carro, por exemplo, depende da energia gerada em seu motor ser transferida para as rodas, dando início ao movimento. Dá-se o nome de energia cinética essa capacidade do carro se movimentar.
A fórmula para calcular a energia cinética leva em consideração a massa do corpo e a velocidade de movimento. Portanto, para calculá-la, utilizamos a seguinte fórmula:
Ecin=〖m.v〗^2/2
Lembrando que:
m = massa
v = velocidade
Já a energia potencial gravitacional tem relação direta com a gravidade exercida sobre os corpos na Terra. Por exemplo, se a corda que está içando um bloco de concreto se romper e acontecer a queda desse objeto, podemos dizer que a energia sobre esse corpo é uma energia potencial gravitacional.
Logo, a fórmula para esse cálculo levará em consideração a massa do corpo, a aceleração provocada pela força gravitacional e pela altura que o corpo se encontra em relação ao chão ou ao ponto de chegada. Teremos, então, a seguinte fórmula:
Epg = m.g.h
Sendo:
m = massa
g = aceleração da gravidade
h = altura do corpo em relação ao ponto de chegada
Por fim, a energia potencial elástica, como o próprio nome já diz, tem relação com a energia transferida de uma mola sobre um determinado corpo. Por exemplo, se o bloco de concreto anterior estiver comprimindo uma mola e a mola for capaz de colocar esse objeto em movimento, temos a energia potencial elástica.
Para esse cálculo, a fórmula leva em consideração o deslocamento provocado e a constante elástica presente na mola. Sendo assim, a fórmula para esse tipo de energia é:
Epel= 〖k.x〗^2/2
Lembrando que:
K = constante elástica
X = deslocamento da mola
Explicação: