Ao chegar ao arquipélago de Galápagos, no Pacífico, Darwin encontrou uma rica variedade de tartarugas e aves vivendo sob condições ambientais peculiares, como o isolamento geográfico e a dieta, que devem ter influenciado fortemente sua evolução ao longo de milhões de anos. As prováveis causas do fato de haver tantos animais tão semelhantes entre si – as aves, por exemplo, com o bico mais curto ou mais longo, dependendo do que comiam – pareciam claras. Responda: a) Por que o isolamento geográfico favorece a especiação? b) Na situação dada pelo texto, e no âmbito da teoria da evolução, explique que relação existe entre a dieta e o comprimento dos bicos das aves das diferentes ilhas do arquipélago de Galápagos.
Respostas
- a) Sabe-se que o isolamento geográfico é uma forma de dividir uma espécie, colocando um grupo em uma região, e outro grupo em outra região. Com o isolamento, temos a especiação pois cada região geográfica possui um tipo de seleção natural, em que as mutações nas espécies serão diferentes, e a persistência delas também. Assim, no final, teremos conjuntos gênicos diferentes, fazendo com que aqueles dois grupos separados constituam espécies diferentes.
- Especiação: é a formação de novas espécies, e uma forma de fazer isso é com o isolamento geográfico. (Só ocorre especiação se houver isolamento reprodutivo).
- b) Seguindo a teoria de Darwin, mutações ao acaso ocorrem nas proles, assim, persiste a mutação que for mais favorável ao meio. Logo, em relação ao bico das aves e as suas dietas, temos que, em uma região, uma mutação no bico de uma certa ave foi favorável pro tipo de alimentação que ela tem, por isso persistiu. Já em outra região, outra ave sofreu um outro tipo de mutação no bico, que foi favorável pra região em que ela vive.
Para saber mais sobre teorias evolucionistas:
https://brainly.com.br/tarefa/23220025
Resposta:
Ao chegar ao arquipélago de Galápagos, no Pacífico, darwin encontrou uma rica variedade de tartarugas e aves vivendo sob condições ambientais peculiares, como o isolamento geográfico e a dieta, que devem ter influenciado fortemente sua evolução ao longo de milhões de anos. As prováveis causas do fato de haver tantos animais tão semelhantes entre si – as aves, por exemplo, com o bico mais curto ou mais longo, dependendo do que comiam – pareciam claras. (Pesquisa Fapesp, julho de 2011. Adaptado.)
a) Por que o isolamento geográfico favorece a especiação?
b) Na situação dada pelo texto, e no âmbito da teoria da evolução, explique que relação existe entre a dieta e o comprimento dos bicos das aves das diferentes ilhas do arquipélago de Galápagos
Resolução:
a) O isolamento geográfico favorece a especiação por que impede a troca de genes entre essas populações. As mutações que ocorrem nas populações isoladas geograficamente podem ser diferentes, ocasionando um isolamento reprodutivo. Este isolamento origina novas espécies.
b) O comprimento dos bicos das aves atuou como fator seletivo na evolução desses animais, de acordo com o tipo de alimento disponível nas Ilhas Galápagos. O animal que apresentava um determinado tipo de bico era selecionado pela natureza, na ilha, cujo tipo de alimento presente determinava uma facilidade nutricional.
(Reposta Curso Objetivo)