Comparando animais e plantas, percebe-se algumas adaptações vantajosas destes em relação àqueles, sendo chamadas de organismos modulares. Que adaptações são essas? Explique-as.
Respostas
Resposta:
Os organismos adaptados tendem a sobreviver em maior número, reproduzir-se e transmitir suas características à prole. Organismos semelhantes que não possuem tais características não sobrevivem tão bem e têm menos chances de se reproduzir.
Explicação:
Muitos bichos têm características que lhes permitem esconder-se de outros animais que pretendam atacá-los. Alguns insetos se parecem com um galho ou com uma folha. O corpo dos cervos, ou veados, tem tonalidades de marrom, como as árvores das florestas em que vivem. Nos dois casos, esses bichos se tornam quase invisíveis para seus predadores, pois é difícil enxergá-los em meio à natureza circundante.
Outros animais, como a rã, o jacaré e o hipopótamo, passam boa parte do tempo na água. Eles têm os olhos e as narinas localizados na parte superior da cabeça, para que consigam ficar quase totalmente debaixo da água sem deixar de enxergar e respirar. As aves aquáticas têm patas palmadas, que as ajudam a se locomover na água. O cacto, uma planta que vive em lugares secos, é capaz de armazenar grande volume de água, pois tem uma camada externa espessa e superfície cerosa, o que impede a perda de água por evaporação.
Os organismos adaptados tendem a sobreviver em maior número, reproduzir-se e transmitir suas características à prole. Organismos semelhantes que não possuem tais características não sobrevivem tão bem e têm menos chances de se reproduzir. Assim, as adaptações vão sendo herdadas até que, por fim, se tornam permanentes. Esse processo é chamado de seleção natural e faz parte da evolução.