Respostas
Oiee tudo bom?
O objetivo do órgão era oferecer terra às famílias de migrantes de outras regiões e países. Era mais uma tentativa de ocupar a região em um movimento que ficou conhecido como Marcha para o Oeste.
Sucessivos programas de deslocamento foram implantados e resultaram em mais deslocamentos forçados dos guaranis.
Entre 1915 e 1928, o SPI (Serviço de Proteção ao Índio) demarcou oito terras para abrigar o território guarani na área que hoje corresponde ao Estado de Mato Grosso do Sul. As áreas totalizavam 18,1 hectares.
A estratégia foi usada para que, em pequena disposição de território, os indígenas assimilassem a cultura envolvente (termo da antropologia usado para falar do colonizador).
A manutenção dos indígenas nas áreas de proteção foi alterada pela imposição da monocultura na região, na década de 70. Mato Grosso do Sul é um dos principais produtores de soja do País.
Esse modelo de exploração resulta no esgotamento do terreno em consequência do uso de defensivos agrícolas e da mecanização. A biodiversidade local foi alterada e os deslocamentos de indígenas prosseguiram.
Os índios kaiowá e os guaranis estão entre os que conseguiram resistir. Foram, contudo, explorados.
Na década de 80, o governo federal implantou o Proálcool. O programa tinha como meta criar oferta e demanda para o biodiesel e ajudar a contornar a crise do petróleo.
Espero ter ajudado!!!