Explique porque praticamente o negro africano não foi utilizado como mão de obra escrava na porção da América colonizada pelos espanhóis?
Respostas
Resposta:
O senhor de escravo também obtinha lucro financeiro com os escravos-de-ganho. Estes trabalhavam para terceiros, e o pagamento era embolsado pelo seu senhor. Às vezes, num ato de generosidade do proprietário, o escravizado recebia um percentual do dinheiro ganho com seu trabalho. Os escravizados, que trabalhavam direto na produção, tinham uma vida bastante difícil e marcada por castigos bastante cruéis, quando não correspondiam às expectativas de produção dos senhores ou em caso de tentativa de fuga. Já os destinados à vida doméstica, em relação aos irmãos de etnia, recebiam um tratamento menos cruel e eram símbolos de status social para o proprietário.
A utilização do braço escravizado, ao longo do tempo, foi gerando uma estagnação da força produtiva. Os senhores não vinham razões e necessidade de investir em tecnologia, visando a poupar esforços num trabalho desvalorizado e aviltado. Na visão do sistema escravocrata, bastava aumentar a mão de obra escrava, para que houvesse um aumento natural na produção.