ME AJUDEM PRFVR
a) Quais são as condições de temperatura e de umidade que possibilitam a formação de furacões?
b) O que a escala Saffir-Simpson indica?
c) De acordo com a observação da fotografia acima e a ilustração da atividade anterior, na sua opinião, o furacão Irma atingiu qual categoria na escala Saffir-Simpson? Explique sua resposta.
Respostas
Resposta:
a) Eles surgem quando as águas dos oceanos tornam-se mais quentes – com temperaturas iguais ou superiores a 27ºC – e há um elevado índice de evaporação, com a produção de uma grande quantidade de umidade, que será, depois, convertida nas massas de ar que formam os furacões.
b) A escala Saffir-Simpson vai de 1 a 5 e mede a intensidade dos ventos dos furacões, classificados por categorias. A escala Saffir-Simpson é usada para dar a estimativa do potencial risco de danos e inundações esperados durante a passagem de um furacão. A categoria é estimada através da velocidade do vento mantida durante 1 minuto, daí a expressão "ventos sustentados", quando referem-se a furacões.
c) Devido às condições favoráveis, Irma rapidamente aumentou de intensidade, tornando-se um furacão de categoria 2 na escala de Saffir-Simpson em apenas 24 horas. Pouco depois tornou-se um furacão de categoria 3, sendo considerado assim um grande furacão.Logo depois tornou-se um furacão de categoria 5, a maior da escala,com ventos de 185 mph (298 km/h) e uma pressão mínima de 0,914 bar (686 mmHg). Isto coloca-o como o segundo maior furacão do Oceano Atlântico pela velocidade dos ventos, apenas ultrapassado pelo Allen, em 1980, que alcançou velocidades de 190 mph (306 km/h). Irma manteve esses ventos de 295 km/h durante 37 horas, ultrapassando o recorde do Allen, que manteve ventos de 285 km/h durante 18 horas.
Explicação:
Espero ter ajudado :)