1)Sobre os regimes totalitários, marque a opção correta: É uma característica dos regimes
totalitários;
A)( )racionalismo
B)( Janarquismo
C)( )democracia
D)()nacionalismo
Respostas
Resposta:
resposta letra a
Explicação:
(Enem) Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.
A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se:
a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.
b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.
c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.
d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.
e) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários.
Ver Resposta
Questão 2
(Unitau) “No nazismo, temos um fenômeno difícil de submeter à análise racional. Sob um líder que falava em tom apocalíptico de poder ou destruição mundiais, e um regime fundado numa ideologia absolutamente repulsiva de ódio racial, um dos países mais cultural e economicamente avançados da Europa planejou a guerra e lançou uma conflagração mundial que matou mais de 50 milhões de pessoas”.
KERSHAW, Ian, 1993, p.3-4, apud HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p.113.
Em linhas gerais, podemos caracterizar a ideologia nazista como
a) nacionalista e pluripartidarista.
b) racista e internacionalista.
c) marxista e pacifista.
d) estadista e anticapitalista.
e) nacionalista e anticomunista.
Ver Resposta
Questão 3
O período entre guerras ficou muito marcado pela existência de regimes totalitários e outros regimes autoritários que se inspiravam neles. Os casos de totalitarismo desse período são o stalinismo, o fascismo e o nazismo. Entre as características dos regimes totalitários, selecione a alternativa INCORRETA.
a) Uso do terror
b) Pluripartidarismo
c) Censura
d) Criação de inimigos internos ou externos
e) Culto ao líder
Ver Resposta
Questão 4
A respeito dos regimes totalitários, leia as afirmativas e responda:
I. Um dos elementos centrais do nazismo era o antissemitismo, que os levou a decretar leis que excluíram os judeus do serviço público e retiraram-lhes o direito à cidadania alemã.
II. Os fascistas assumiram o poder da Itália quando o rei italiano, Vitor Emanuel III, nomeou Benito Mussolini como primeiro-ministro do país, em 1922.
III. Um dos momentos mais controversos do stalinismo foi a coletivização das fazendas, que levou milhões de ucranianos a morrerem de fome, na década de 1930.
IV. Fascismo, nazismo e stalinismo eram ideologias políticas oriundas da mesma matriz ideológica.
A respeito das afirmativas, responda:
a) Todas as afirmativas são verdadeiras.
b) As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
c) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d) As afirmativas II e IV são verdadeiras
e) Todas as afirmativas são falsas.
Ver Resposta
Resposta - Questão 1
LETRA A
Ao levar em contra que o fascismo e o nazismo eram regimes marcados pela criação de grupos juvenis que atuavam na “defesa” da ideologia pela qual foram doutrinados, esses jovens agiram, principalmente, no enfrentamento dos seus opositores, em especial os comunistas. No caso dos nazistas, existia a juventude hitlerista e a Sturmabteilung, e os fascistas reuniam-se nos squadristi, os grupos paramilitares de camisas-negras.
Ver a questão
Resposta - Questão 2
LETRA E
O nazismo ficou marcado fortemente pelo nacionalismo, que os levava a exaltar a raça germânica (chamada por eles de ariana) como a raça “superior” e que teria direito a ter um “espaço vital”. O anticomunismo também era outra característica marcante do nazismo, uma vez que essa ideologia alemã cresceu em meio a um cenário de temor ao comunismo, e os grupos paramilitares germânicos perseguiam abertamente comunistas na Alemanha.
Ver a questão
Resposta - Questão 3
LETRA B
O pluripartidarismo não é uma característica do totalitarismo, que é marcado pela ideia contrária a essa, havendo supressão dos partidos políticos. Assim, na União Soviética stalinista, na Alemanha nazista e na Itália fascista, a ordem vigente permitia que somente o partido do regime existisse.
Ver a questão
Resposta - Questão 4
LETRA C
A única afirmativa que não é verdadeira é a IV, pois fascismo e nazismo originaram-se em ideais conservadores de direita, enquanto o stalinismo baseou-se nos ideais revolucionários do socialismo, que estão vinculados à esquerda do espectro político. As raízes ideológicas desses regimes são, portanto